Bióloga Tatiana Silva: O que o desmatamento tem a ver com a sua torneira?

A umidade das arvores é transformada em chuva. Portanto, com o desmatamento teremos menos arvores menos umidade, menos chuva e claro, menos água nos reservatórios e consequentemente em nossas casas.

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e possui aproximadamente 25 mil rios, sendo parcialmente responsável pela água que é levada até nossas casas.

As arvores são as responsáveis pelo processo de vaporização de água para a atmosfera. Neste mecanismo, elas transportam a água do solo em forma de vapor para a atmosfera e esse vapor vira nuvem. Só as arvores da Amazônia conseguem transpirar por dia 20 bilhões de toneladas de vapor para a atmosfera e toda essa umidade das nuvens formam o que chamamos de rios voadores.

Os rios voadores são massas de vapor d’água, que são levados por correntes de ar, neste caso, da Amazônia para o resto do país e é responsável pela chuva nas regiões e importante para encher os reservatórios de água. O desmatamento interfere negativamente no ciclo dos rios voadores, prejudicando todo o sistema de abastecimento de água, pois a maior parte da chuva que cai no estado de São Paulo vem da Amazônia.

Com o avanço do desmatamento, menos árvores vão desempenhar a função de vaporização da água, portanto, a água do solo não vai ser levada para a atmosfera e os rios voadores não serão formados. Até 2013, cerca de 762.979 km²da floresta Amazônica já havia sido perdida. Os principais fatores do desmatamento são as atividades de madeireiras ilegais, a pecuária e a cultura de soja.

Além de ser importante para o equilíbrio climático e abrigar uma grande diversidade de espécies, a abundância de água que a floresta nos oferece é importante para ativar os geradores das usinas hidrelétricas responsáveis pela maior fonte de energia que usamos no país.

Ativistas do Greenpeace, uma das maiores ONGs do mundo, criaram um movimento chamado Desmatamento Zero: um projeto de lei de iniciativa popular para ser levado até o congresso, que visa acabar com o desmatamento de nossas florestas. O projeto conseguiu ser entregue, mas a luta não parou. Você pode ajudar a proteger nossas florestas assinando a petição pelos links http://www.desmatamentozero.org.br/index.php ou http://salveasflorestas.org.br/?ref=151007_p3_not&utm_source=referral&utm_medium=p3&utm_campaign=florestas&utm_content=151007_p3_not. Faça sua parte!

*Tatiana Silva é graduada em Ciências Biológicas pela UMC- Universidade de Mogi das Cruzes e escreve mensalmente no Cotia Agora.