Bióloga Tatiana Silva: Como funciona nosso sistema imune

*

Para garantir a proteção do nosso corpo contra micro-organismos e para mantê-lo funcionando livre de doenças, temos um complexo sistema de defesa, o nosso sistema imunológico.

sistema imunológico é o conjunto de células e moléculas responsáveis pela imunidade. As células que fazem parte do sistema são os leucócitos (ou glóbulos brancos). Os leucócitos são classificados em neutrófilo, macrófago, eosinófilo, basófilo, monócito e linfócito. Os leucócitos circulam pelo corpo, entre os órgãos e gânglios através de vasos linfáticos e vasos sanguíneos. Desta forma, as células funcionam de forma coordenada para combater as substâncias que possam causar problemas. Essas substâncias são chamadas de antígeno.

Quando os antígenos invadem o corpo e são detectados, as células trabalham em conjunto para reconhecê-los e obter uma resposta. Estas células produzem os anticorpos, que são as proteínas especializadas que neutralizam os antígenos. Uma vez produzidos, estes anticorpos continuam a existir no nosso organismo, assim, quando mesmo antígeno é apresentado para o sistema imunológico mais uma vez, os anticorpos já estarão prontos para bloqueá-lo.

Mas, embora os anticorpos reconheçam um antígeno, eles precisam da ajuda de outra célula para destruí-los. Essa célula é chamada de célula T, e tem como função destruir os antígenos que foram marcados por anticorpos ou células que foram infectadas.

Todas essas células especializadas que fazem parte do sistema imunológico do corpo conferem ao individuo a imunidade. Imunidade é essa reação a substancias estranhas ao organismo como micro-organismos e macromoléculas independente das consequências fisiológicas e patológicas de cada reação. Assim podemos ficamos protegidos de certas doenças.

Temos 2 tipos de imunidade: inata (ou natural) e adquirida.

A imunidade inata é o mecanismo de defesa inicial contra infecções. Já existiam antes do estabelecimento de uma infecção e estão programados para responder rapidamente. Nós já nascemos com a imunidade inata e ela inclui as barreiras externas do corpo, como a pele e membranas mucosas.

A imunidade adquirida se desenvolve ao longo de nossa vida e é adquirida por meio da exposição a doenças. Essa forma de imunidade se desenvolve em resposta a infecções e se adapta a esta infecção.

Mas, às vezes, problemas com o sistema imunológico pode levar a doenças e infecções como, por exemplo, imunodeficiência (que causa um funcionamento anormal do sistema), doenças autoimunes (onde sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano) e doenças alérgicas.

*Tatiana Silva é graduada em Ciências Biológicas pela UMC- Universidade de Mogi das Cruzes e escreve mensalmente no Cotia Agora.