Bacalhau Crespo de Mandioquinha

Ingredientes

Bacalhau
1 quilo de bacalhau demolhado por 72 horas
100 ml de azeite
200 gramas de cebola picada
2 dentes de alho picados
250 ml de creme de leite fresco
200 ml de molho branco
300 gramas de requeijão cremoso
1/2 maço de coentro picado
1/2 maço de cebolinha picada
1/2 maço de salsa picada
pimenta-do-reino a gosto

Purê

1,5 quilo de mandioquinha
100 gramas de manteiga sem sal
750 ml de leite fervente
sal a gosto
1 colher de café de noz-moscada

Montagem
azeite a gosto
3 fatias de pão de forma, sem casca e trituradas

Modo de preparo

Bacalhau
Coloque o bacalhau já demolhado em uma panela com água fria e leve ao fogo. Assim que a água começar a ferver, apague o fogo e deixe o bacalhau esfriar dentro do caldo. Depois de frio, separe o caldo e reserve. Tire as espinhas do bacalhau, corte-o em lascas grandes e reserve.

Leve ao fogo uma panela, junte o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes. Junte o bacalhau e refogue mais um pouco. Acrescente o creme de leite, o molho branco, o requeijão, as ervas, a pimenta e o sal, caso seja necessário. Reserve.

Purê
Separe o caldo do cozimento do bacalhau e cozinhe as batatas-baroas nele até ficarem macias. Escorre e deixe esfriar um pouco. Amasse bem as batatas para não deixar grumos. Derreta a manteiga em uma panela, adicione as batatas amassadas e mexa bem. Junte o leite fervente aos poucos, até formar um purê liso e cremoso. Tempere com sal e noz-moscada. Reserve.

Montagem
Cubra o fundo de uma vasilha refratária com um pouco do purê e coloque creme de bacalhau por cima. Alise bem a superfície. Coloque o restante do purê em um saco de confeitar com bico frisado. Cubra toda a superfície do bacalhau com “pitangas” de purê. Salpique o pão moído por cima de tudo e regue com azeite. Leve ao forno preaquecido a 200 °C até gratinar. Sirva com arroz branco.

Receita da Confeitaria Colombo