Autoridades de Cotia se unem para acabar com dupla função de motoristas de ônibus

Uma longa discussão nos últimos anos teve apoio dos vereadores de Cotia nesta terça-feira (29).

A dupla função de motoristas da Danúbio Azul, que tem que dirigir e cobrar a passagem ao mesmo tempo já foi tema de discussões entre profissionais, sindicato da categoria e quem utiliza os coletivos.

A empresa, para economizar, implantou em seus ônibus municipais há cerca de quatro anos o sistema, sobrecarregando os motoristas, além disso, demitiu cobradores e alguns foram deslocados para outras funções.

formiA prática acaba atrasando as viagens e há muitas reclamações dos passageiros em relação à segurança, já que muitos motoristas dirigem e manuseiam dinheiro ao mesmo tempo. Com o passar dos meses, a Danúbio implantou o sistema nos ônibus intermunicipais, que tem maior movimento de passageiros.

A EMTU chegou a notificar a empresa por causa da prática, que segundo o sindicato da categoria, é ilegal.

Movimento vai cobrar volta de cobradores

Um movimento pelo fim da dupla função dos motoristas acontece em Cotia, liderado pelo presidente do PTB, Welington Formiga. De posse da Lei 1.237/2003, que proíbe que motoristas de ônibus façam a dupla função, ele pediu apoio dos vereadores de Cotia para cobrar a Danúbio Azul pelo fim do sistema e que a empresa cumpra a Lei.

Na sessão desta terça, além de Formiga, os 13 vereadores se comprometeram que vão fiscalizar e cobrar da empresa a volta dos cobradores.

lei-cobra