Aulas da rede municipal de Cotia retornam em 8 de fevereiro online e presencial em 1° de março

Finalmente a Prefeitura de Cotia tomou uma decisão sobre o retorno das aulas nas escolas municipais. De acordo com o Decreto 8.864, publicado na tarde desta segunda-feira (25), elas retornam dia 8 de fevereiro, mas com as seguintes condições:

– de 8 a 26 de fevereiro de 2021, as aulas serão ministradas de forma remota (on-line);

– a partir de 1º de março, ocorrerá o início das aulas pelo sistema híbrido de ensino, com a presença de no máximo 35% (trinta e cinco por cento) de alunos da capacidade total da sala de aula e os demais em sistema remoto, havendo o revezamento destes, conforme instrução a ser expedida pela Secretaria Municipal da Educação.

As aulas remotas (on-line) continuarão sendo disponibilizadas:

– pelo sistema de informação implantado no Município, acessando a plataforma “Google Classroom”, conforme orientações fornecidas pelas unidades escolares;

– com atendimento pelos professores, conforme diretrizes fixadas pela Secretaria Municipal da Educação;

– com a distribuição de material escolar para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, além de material complementar ou suplementar elaborado pelos professores.

Competirá à Secretaria Municipal da Educação e à Secretaria Municipal da Saúde identificar pessoas integrantes de possíveis grupos de risco, para a adoção de medidas de proteção ao contágio pelo coronavírus, podendo aplicar, com relação a esses grupos, estratégias de realização de atividades não presenciais.

A Secretaria Municipal da Educação adotará protocolos específicos para o retorno das aulas pelo sistema híbrido de ensino, garantindo aos pais e alunos a possibilidade da manutenção do atendimento escolar remoto com a direção da unidade escolar, preservando-se as ações necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem.

Fica determinada a estruturação híbrida de ensino na Rede Municipal Pública, garantindo-se transporte aos alunos que estiverem nas aulas presenciais, bem como alimentação (merenda escolar) aos alunos que estiverem frequentando a escola, conforme calendário a ser elaborado pela Secretaria Municipal da Educação.

A Secretaria Municipal da Educação encaminhará os protocolos de retorno das atividades presenciais, devendo as unidades escolares se adequarem para a reabertura.

As escolas estaduais e particulares seguirão as diretrizes e regras estabelecidas pelo sistema de ensino do Estado de São Paulo.

A Secretaria Municipal da Educação articulará reuniões com o Conselho Municipal de Educação para deliberarem acerca das orientações e medidas necessárias para o cumprimento dos protocolos de segurança para o retorno às aulas do ano letivo de 2021.