Aterro que abriga lixo de Cotia é apropriado, diz secretário de Meio Ambiente

Apesar de 90 aterros sanitários serem considerados irregulares no estado, segundo a Secretaria do Estado do Meio Ambiente, todo o lixo recolhido em Cotia é depositado em local apropriado.

Na última semana, o secretário do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participou da comissão na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para prestar contas de sua gestão. No evento, o secretário destacou a falta de controle nos aterros sanitários.  “Até maio deste ano, cerca de 90 aterros foram considerados inadequados”, disse Ricardo Barros.

Além disso, ele ressaltou que é preciso regionalizar os aterros para “implementação de tecnologias novas compatíveis com os territórios”. A Estre Ambiental S.A., em Itapevi, recebe os resíduos sólidos de cidades da região desde 2001.

No ano passado, a Guarda Municipal Ambiental de Cotia embargou e apreendeu o maquinário de terraplanagem em um terreno no Bairro do Gramado, onde funcionava um aterro sanitário ilegal. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o proprietário já havia assinado um Tac – Termo de Ajuste de Conduta para a remoção dos materiais despejados de forma irregular.

Do Diário da Região Castello-Raposo