Astrologia de Luiz Júnior: Trânsitos de Urano e Saturno e os ciclos da Direita Histórica

Movimentos separatistas, como o da Catalunha. Nacionalismos exacerbados, como os americanos. A volta da bipolaridade EUA x Rússia. O medo do comunismo. Mais uma vez enxergamos a necessidade de um ‘herói’ (como Hitler, como Mussolini, como Vargas). Passeatas na Avenida Paulista pedindo intervenção militar no Brasil. Conflitos raciais nos Estados Unidos. Repressão violenta de manifestações populares. Ameaças atômicas.

Para os que têm mais de 40 anos de idade, tudo soa familiar, não? Já não vimos este filme antes?
A astrologia trabalha com ciclos. Os planetas possuem um passo próprio, uma velocidade de trânsito entre os signos que influem diretamente nos grandes ciclos históricos. O passo de Plutão é lento e instável. Urano leva 84 anos para retornar ao seu ponto de partida. Saturno 29 anos e meio. Júpiter 12 anos. O Sol leva 365 dias para retornar. A Lua faz o mesmo em 28 dias.

A cada trânsito um planeta faz angulações com outros, e são estes encontros causados pelas angulações que irão determinar grandes eventos pessoais, empresariais e mundiais.

Plutão está há alguns anos em Capricórnio. Netuno está em Peixes. Urano está em Áries, já entrando em Touro. Saturno está em Sagitário, transitando para Capricórnio.

Dois dos planetas acima estão em situação de mudança de signo – Urano, que rege as revoluções, as rupturas, a eletricidade, a ciência e a tecnologia; e Saturno, que rege o aprendizado, a estruturação e as crises.
Urano entrará em Touro em maio de 2018. Saturno entrará em Capricórnio em 20 de dezembro de 2017.
Urano foi descoberto em 1781. Ele esteve em Touro em 1763. Neste ano, Luís XVI assume o trono francês. Com seu apoio e muito dinheiro, em 1784 ocorre a independência dos EUA. A crise causada pelos altos investimentos franceses e pelos conflitos assumidos junto à Inglaterra conduz a França a uma gigantesca crise, que culmina com a Revolução Francesa em 1789, com a tomada do poder pela burguesia e queda da monarquia, que culminaria no período do Terror e na ascensão de Napoleão Bonaparte.

Em 1851 ele novamente está em Touro. A Europa vivia uma crise violenta causada pelas Guerras Napoleônicas, que pioraria até 1848, quando o povo, com fome, se revolta contra os governos estabelecidos no que ficou conhecido como “A Primavera dos Povos”.  A situação piora com a intervenção da Inglaterra e a proibição do tráfico negreiro em 1850, que ajuda a quebrar as economias coloniais. Como no período anterior, novamente um ditador assume o trono – Napoleão III, em 1851.

No início do século XX novamente Urano entra em Touro, em 1933. Devido aos esforços desprendidos durante a Primeira Guerra, há o colapso econômico mundial culminando na crise de 1929. A Alemanha, então devastada pela guerra, o nacionalismo efervesce, e em 1933 os militares alemães juram lealdade a Adolf Hitler.

Em 1987 Saturno entra em Sagitário. Em janeiro do mesmo ano, Mikhail Gorbatchev anuncia a abertura econômica e política da União Soviética – a Glasnost e a Perestroika. Esse clima de abertura ficaria ainda mais forte quando o planeta entra em Capricórnio, em 1989 – mesmo ano da Queda do Muro de Berlim – evento que, na opinião de muitos historiadores, marca o fim do curto século XX. Quando Saturno entra no signo seguinte, Aquário, ocorre o esfacelamento da União Soviética, evento que leva alguns historiadores a decretarem “O Fim da História”, com uma única superpotência hegemônica. Mas não foi bem assim, e logo o mundo estava se reagrupando em blocos comerciais, como a União Europeia, a ALBA e o Mercosul.

Antes disso, 29 anos antes, Saturno estava novamente m Capricórnio. Pouco antes, em 1959, Fidel Castro assume o governo de Cuba, trazendo a ameaça comunista às costas dos EUA. Em 1961 é decretado o embargo da ilha, com o rompimento de relações entre EUA e Cuba. A condecoração de heróis da revolução cubana pelo governo brasileiro e a visita de João Goulart à China (todos de governo socialista) levará o Brasil ao longo período militar, no mesmo período de grande intervenção militar na América Latina com a ajuda da CIA.

Portanto, temos períodos marcados por crises econômicas, novidades políticas, surgimento de ditadores, conflitos marcantes entre “nós” e “eles” e intervenções de agências governamentais em prol da dominação.

Será a primeira vez na Era Moderna que os dois planetas estarão em pontos tão estratégicos ao mesmo tempo, e em signos de terra – preparando eventos que irão abalar as estruturas econômicas, sociais e políticas.
Os ciclos ocorrem para que a humanidade possa rever seus erro e acertos. Há, portanto, uma chance novamente de fazermos a coisa certa.

Será que estaremos preparados?

*(Luiz Junior é astrólogo, comunicador, colunista e escritor. É autor de O Templo da Magia e de O Livro de Luaror, da série Reinos em Guerra pela Editora Autografia, e de A Dança: uma valsa entre o bem e o mal, pela KDP Amazon; produz o horóscopo diário para o Jornal Cotia Agora, além de diversas fan pages da internet)