Assaltos e furtos de veículos no Morro e região central de Cotia assustam moradores

Após publicações do Jornal Cotia Agora sobre assaltos no Jardim Ipê, outros casos começam a aparecer e moradores de Cotia relataram à nossa reportagem o medo que sentem com o crescimento da violência na cidade.

S.S., moradora do Jardim Coimbra, conhecido como Morro do Macaco, conta o drama que ela e vizinhos viveram há algumas semanas:
Não é só no Jardim Ipê que está ocorrendo essa onda de assaltos. Moro no Morro do Macaco e recentemente tentaram assaltar a minha casa e da vizinha, desistiram da dela, pois a minha estava mais fácil arrebentar o cadeado, graças a Deus não conseguiram entrar, mas na rua de cima da minha, meu vizinho disse que fizeram a limpeza na casa da moradora. Lá no Parque Turiguara houve relato de que assaltaram várias casas. Não acredito que seja pessoas do Morro que assaltaram, meu vizinho disse que tinha olheiro na rua, mas não era pessoa do bairro, pois todos nos conhecemos, estavam de olho nas casas que as pessoas trabalham durante o dia e não tem ninguém, acredito que são pessoas de fora da região que estão assaltando.
Não fiz boletim de ocorrência, porque a polícia não liga. Seremos somente estatística com bandidos soltos e continuaremos reféns desses bandidos dentro de nossas casas“.

Outro lugar que vem tendo casos de violência é a região central de Cotia, como Vila São Joaquim, Jardim Leonor e Jardim Central.
Em janeiro publicamos o relato de um morador da região, que pediu para não se identificar. Ele contou sobre diversos furtos de veículos, inclusive o seu, próximo ao centro comercial Pátio Cotia.
Mais uma vez esse tipo de crime voltou a acontecer naquele trecho, como ele conta: “Nos últimos meses, somente os que eu soube, houve dois roubos de veículos, inclusive um nesta terça-feira e de pedestre que teve seu celular roubado, isso na mesma rua, e outra tentativa de assalto. Ou seja, quatro crimes na mesma rua. Ontem uma pessoa estava saindo para entrar no carro e foi abordada por dois bandidos armados, que levaram o carro“, contou.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, de janeiro a junho, somente os casos onde foram efetuados boletins de ocorrência, aconteceram em Cotia 880 roubos; 209 roubos de veículos; 958 furtos e 90 furtos de veículos em todo o Município.

Se comparado com 2016 no mesmo período, houve aumento em dois tipos de crimes. No ano passado teve 648 roubos, 212 roubos de veículos, 821 furtos e 129 furtos de veículos.

Entramos em contato com a PM e GCM que disseram que vão aumentar as rondas na região.