Artesp autoriza Danúbio Azul a assumir seis linhas da Piracicabana na região

O Conselho Diretor da Artesp, agência que regula os transportes no Estado de São Paulo, publicou no Diário Oficial da sexta-feira (5) a delegação em caráter de urgência e sob o regime de autorização dos serviços de operação de seis linhas de transporte coletivo intermunicipal de passageiros, atualmente a cargo da empresa Viação Piracicabana para a Viação Danúbio Azul.

O prazo da delegação é de 180 dias, prorrogável por um único período.

As linhas de característica suburbana atendem a São Roque e região, e são as seguintes:

São Roque – Itapevi
São Roque – Osasco
São Roque – Cotia
São Roque – Vargem Grande Paulista
São Roque – Itapevi
São Roque – Pirapora do Bom Jesus.

HISTÓRICO

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 18 de novembro de 2020 teve início uma operação emergencial e temporária determinada pela Artesp em decorrência da paralisação dos serviços das linhas suburbanas de São Roque e região.

A paralisação ocorreu por causa de movimento grevista liderado pelo sindicato local da categoria, que impediu a Piracicabana de operar as linhas normalmente. Na época havia liminar determinando o retorno imediato dos trabalhadores.

A Artesp confirmou ao Diário do Transporte por meio de nota oficial no mesmo dia que a a Danúbio Azul começava a operar no lugar da Piracicabana naquelas linhas, de forma temporária e emergencial. A nota não especificava, no entanto, por quanto tempo a Danúbio ficaria na operação.

Durante a madrugada do dia citado acima, a Piracicabana havia retirado da garagem de São Roque os ônibus utilizados no transporte suburbano gerenciado pela Artesp. Os trabalhadores que estavam em greve, ao chegarem à garagem disseram que não havia mais veículos no local.

Por meio de nota ao Diário do Transporte na tarde daquele dia, a Piracicabana informou que assumira as linhas suburbanas na região em 2012, mas que não pode continuar operando por causa da manutenção da greve, mesmo com determinação judicial para o retorno aos trabalhos.

A empresa, Bragança (Danúbio Azul) que também atua no transporte coletivo, iria assumir na época as linhas entre as cidades de São Roque, Itapevi, Cotia, Araçariguama e Pirapora do Bom Jesus e entre Araçariguama a Itapevi.

Por Alexandre Pelegi – Diário do Transporte