Arquivo Público paulista lança primeira edição de sua nova revista

Publicação on-line do Arquivo Público paulista está disponível para smartphones, tablets e outros dispositivos.

A nova ‘Revista do Arquivo’, antiga ‘Histórica’, apresenta formato e conteúdo editorial renovados a partir desta semana. De periodicidade semestral, a publicação on-line do Arquivo Público do Estado de São Paulo agora possui layout disponível smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

Nesta primeira edição de sua nova fase, a publicação traz um especial sobre Morgado de Mateus, com uma série de artigos científicos sobre o seu governo em São Paulo, contribuições ao estudo da língua portuguesa no Brasil, além de descrever os tratamentos desenvolvidos no projeto de conservação e restauro de sete obras expostas na mostra “Em nome d’El Rey: 250 anos do governo Morgado de Mateus em São Paulo”.

O artigo da professora Heloísa Belloto, doutora em História pela Universidade de São Paulo, apresenta um roteiro de como o jovem historiador, estudantes e pós-graduandos devem realizar uma pesquisa.

Editorias
Na seção “Prata da Casa”, são mostrados os trabalhos de paleografia e dos profissionais do laboratório de conservação e restauro da instituição, que recuperaram 44 documentos para a exposição sobre o período colonial.

Em “Intérpretes do Acervo”, são divulgados estudos produzidos por pesquisadores com base no acervo do Arquivo Público. Nesta edição, são apontados os enfoques dados por historiadores, arquivistas e filólogos em suas pesquisas e as interfaces percebidas com a disciplina de arquivo e filologia.

A seção “Imagens de uma Época” difunde elementos iconográficos do acervo, e na nova revista exibe os “Vestígios Cartográficos do Século XVIII”.

Segundo Marcelo Chaves, diretor do Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa do Arquivo Público, a mudança de nome e o reinício da numeração inauguram uma nova fase e um novo ciclo de publicações no APESP. “Vamos potencializar a revista, divulgar as atividades e produção do conhecimento realizados na instituição, tornando-a mais plural e aderente ao nosso perfil e difundindo a ciência arquivística”, diz.

O conselho editorial conta com pesquisadores ilustres e pretende incorporar profissionais e intelectuais que refletem sobre a área de arquivos. Outra novidade é que agora todos os artigos podem ser baixados em pdf, não sendo mais necessário fazer o download da revista inteira.

Acesse aqui a Revista do Arquivo nº 1