Ar seco pode causar até infarto; veja como se proteger

Clima seco pode causar ou agravar casos de asma, bronquite, infecções respiratórias e até mesmo infarto e AVC.

Quem vive na Grande SP está sentindo os efeitos do ar seco literalmente na pele. Para muitos, ela fica áspera, os olhos ressecados, a garganta irritada e o nariz seco, podendo mesmo até sangrar.

O clima seco deixa o corpo mais susceptível a doenças, favorecendo o acúmulo de bactérias e vírus nas vias respiratórias. Como não há secreção suficiente para expelir esses microorganismos, eles encontram um terreno perfeito para se instalar no corpo, causando problemas. Asma, bronquite, gripes e resfriados são frequentes nessa época.

Para se proteger dos efeitos maléficos, é necessário aumentar o consumo de água. Quem tem problemas renais ou cardíacos, no entanto, deve consultar um médico antes de beber mais água do que o habitual. Deixar um umidificador de ar ligado no ambiente ou uma bacia cheia de água ajuda o ar a ficar mais úmido e, consequentemente, facilita a respiração.

Segundo o cardiologista do HCor, Abrão Cury, a poluição aumenta no período seco, e isso contribui para a concentração na atmosfera de substâncias nocivas, como o monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e outras partículas prejudiciais à saúde.

“Isso potencializa não só a ocorrência de doenças respiratórias, mas também os riscos para o coração”, alerta.

O coração sofre porque há uma elevação da pressão arterial. Com isso, a pessoa fica mais sujeita a sofrer infarto e AVC.

“Hipertensos e idosos são sempre os mais afetados, tanto que em períodos de maior concentração de poluentes no ar, como no inverno, o atendimento a pacientes com hipertensão triplica”, diz Cury.

Veja algumas dicas para afastar problemas típicos do tempo seco: 

– Hidratar bem crianças e idosos, que são mais susceptíveis às consequências do ar seco

– Manter o ambiente umedecido, seja com uma bacia de água ou um umidificador

– Usar soro fisiológico quando o nariz estiver seco (isso ajuda a manter a secreção natural do local)

– Manter a casa limpa e sem poeira, pois ela piora os problemas respiratórios

– Para melhorar o ressecamento da pele, evite banhos quentes e longos e passe hidratante corporal assim que sair do banho

Do iG