App do Google traduz imagens para 27 idiomas

Aplicativo não precisa de internet e não gasta dados

Se antes o aplicativo para celular Google Tradutor era capaz de traduzir imagens entre sete idiomas, agora passa a verter frases entre 27 línguas. A leitura de imagem é feita automaticamente e sem conexão à internet ou consumo do pacote de dados. A gerente do serviço, Julie Cattiau, explicou que o serviço é um dos mais “internacionais” do Google, já que 95% do tráfego gerado por ele é de fora dos Estados Unidos.

O português já era contemplado para essa função, além do inglês, francês, alemão, italiano, russo e espanhol. Agora, o app também traduz imagens a partir do búlgaro, catalão, croata, tcheco, dinamarquês, holandês, filipino, finlandês, húngaro, indonésio, lituano, norueguês, polonês, romeno, eslovaco, sueco, turco e ucraniano, hindi e tailandês.

Cada língua é incluída por meio de um pacote baixado para o app. A possibilidade de apontar o celular para uma imagem e ver o texto escrito nela ser traduzido simultaneamente de um idioma para outro foi incluído no app do Tradutor em janeiro deste ano. Isso só foi possível depois que o Google comprou a empresa de um brasileiro. Após a aquisição da Quest Visual, responsável pelo Word Lens, Otávio Good passou a ser engenheiro do serviço. Segundo Good, as línguas incluídas foram escolhidas de acordo com o volume de usuários que o serviço possuía