Após assembleia, sindicato dá prazo de 72h para greve na Santa Casa de São Roque

Irmandade afirma que não foi tomado nenhum ato ilegal ou prejudicial aos trabalhadores

Após a assembleia realizada na tarde desta terça-feira (12) pelos funcionários da Santa Casa de São Roque e o Sindicato dos Servidores do Setor de Saúde de Sorocaba e região, foi instaurado o prazo de 72 horas para que a irmandade atenda as exigências do sindicato. Caso não ocorra, será deflagrada  greve no hospital por período indeterminado.

De acordo com o presidente do sindicato, Milton Sanches, a ação teve o objetivo de regularizar a situação de alguns trabalhadores do hospital após a entrada da Fenaesc no quadro administrativo do hospital.

O sindicato afirma que houve a demissão de mais de 30 funcionários, o que caracterizaria uma demissão em massa e que foi dada a opção de que os funcionários fossem recontratados por uma outra empresa mas sem os benefícios que atualmente possuem, como o plano médico. “Com isso você está precarizando a situação destes trabalhadores, que devem ter seus direitos respeitados”, completou  Sanches. O Sindicato também afirmou que a Santa Casa se recusou a assinar o aviso de greve.

Segundo o interventor da Santa Casa, Francisco Tibiriça, não há necessidade de um movimento grevista pois nenhuma das ações do hospital foi ilegal ou que prejudique os funcionários.

De acordo com o administrador, a irmandade passa pela terceirização dos serviços de portaria, segurança e limpeza e que foi dada a opção dos funcionários destes setores para que se integrem as empresas que irão prestar o serviço a irmandade, com contratos de trabalho dentro do piso salarial, normas de trabalho estabelecido por lei e com benefícios similares, como a sesta básica. “Não tomamos nenhum ato ilegal”, completou Francisco afirmou também que o comprovante de greve não foi assinado pela irmandade pois esta acredita que o documento continha irregularidades.
Por Rafael Barbosa – JE Online