Apesar da pandemia, banco de leite humano de Cotia está funcionando e precisa de doações

No dia 19 de maio foi comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano e o Ministério da Saúde, mesmo durante a pandemia do coronavírus, lançou a campanha para mobilizar e sensibilizar as doações de leite materno.

Com o slogan “Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”, a campanha tem como propósito estimular doações durante o ano todo, pois com os cuidados necessários, tanto da doadora quanto dos bancos de leite humano, é possível manter a rotina de doação.

Em Cotia existe um banco de leite materno, no Hospital Regional, que coleta e distribui o alimento para bebês o ano inteiro.

Nesta época de pandemia, os estoques dos bancos de leite estão em baixa e as doadoras devem se informar sobre os procedimentos para a doação.

Neste ano o banco de leite de Cotia teve oscilações entre o que foi coletado e distribuído. O Jornal Cotia Agora apurou que em janeiro foi coletado 55 litros e doado 14. Já em fevereiro, 35,4 coletado e 46,2 distribuído. Março entrou 38,0 e saiu 29,4 e em abril, 52,7 coletado e 43,4 distribuído.

Em média, 25 mulheres doam seus leites por mês e cerca de 23 recebem o alimento para seus bebês.

Sobre o banco de leite

Entenda os procedimentos e ajude outras crianças a crescer com saúde; em alguns casos, o leite pode ser retirado em domicílio.

Ser mãe, por si só, é um ato de doação. Uma mãe doa tempo, amor, ternura e por que não leite para outras crianças que precisam ser alimentadas. Essa atitude solidária pode ser mais simples do que se imagina. Toda mulher que amamenta seu filho exclusivamente com leite materno e, mesmo assim, tem sobra, pode ser uma doadora. Basta ser saudável e não fazer uso de qualquer tipo de medicamento.

O ideal é que o leite seja coletado de forma manual e armazenado em um frasco de vidro com tampa plástica. É preciso ainda se atentar às questões de higiene durante todo processo. E em casos de congelamento, o prazo máximo é de 15 dias. No Banco de Leite, a doação passa por um processo de seleção, classificação e pasteurização para ser, posteriormente, distribuída com qualidade aos bebês internados em unidades neonatais.

Em Cotia

Quem não tem disponibilidade de ir até um Banco de Leite, pode solicitar a retirada em domicílio. O Hospital Regional de Cotia é um dos postos de coleta na região.

Como funciona a doação

O principal critério para ser doadora de leite humano é a mãe estar amamentando, saudável, produzindo um volume excedente de leite e não utilizar nenhum medicamento que impeça a doação.

O procedimento é simples. Basta comparecer a um banco de leite e receber as orientações necessárias. As interessadas devem preencher um cadastro e apresentar exames laboratoriais de sorologia dos últimos seis meses. Normalmente os bancos de leite oferecem serviços de busca em domicílio e também costumam disponibilizar um kit (com gorro, máscara e frascos de armazenamento) para a alta qualidade do alimento doado.

Para as mulheres, a doação de leite evita empedramento das mamas e ajuda na recuperação da forma física.

Para doar em Cotia basta ir ao Hospital Regional de Cotia, na Avenida Dr. Odair Pacheco Pedroso, 171. As doações são de segunda a sexta das 8 às 11h e das 12 às 17h. Para coleta domiciliar e mais informações: 4148-9070.