Apae de Cotia lança livro “Aprendendo a Olhar”

Publicação foi baseada em depoimentos de famílias que aprenderam a olhar o novo após nascimento de filhos com Síndrome de Down e outros diagnósticos de deficiência

“Medo, esta foi primeira palavra que me veio à mente quando soube que minha filha tinha Síndrome de Down e, em seguida um sentimento de tristeza também (…). Não é fácil receber a noticia de que um filho nosso é especial (…). Entretanto o tempo vai passando e a gravidez evoluindo. Aquele ser pequeno começa a crescer (…), a gente começa a imaginar a carinha que vai ter, o cabelo, os olhinhos…

“(…) Estava chegando mais uma menina. E foi na hora do parto que descobri que meu bebê tinha algo diferente, ela tem Síndrome de Down, mas eu já a amava muito e no momento em que a vi foi muito bom”.

“(…) Quando recebi a noticia chorei muuito e fui pesquisar sobre o assunto. Descobri que são crianças extremamente carinhosas e lindas. E disso não tenho dúvidas”.

Estes são alguns dos depoimentos que estão no livro “Aprendendo a Olhar – Depoimentos de Famílias que Aprenderam a Olhar o Novo”, que será lançado pela Apae de Cotia, nesta  quinta-feira (27).

Organizado por Sonia dos Santos e Nathalie Alves, respectivamente diretora pedagógica e psicóloga da instituição, o livro, que tem o apoio da Henkel Brasil, traz depoimentos de pais e familiares de crianças com Síndrome de Down e outros diagnósticos de deficiência. Ele foi elaborado para auxiliar as famílias a enfrentarem o momento do diagnóstico e a enxergar as possibilidades da nova caminhada.

De acordo com Sonia, os depoimentos são reais, mas o livro não tem a pretensão de ser um “manual de instrução” para lidar com crianças especiais. “O objetivo deste projeto é compartilhar experiências e a doçura de ser pai, mãe, irmão, tia, avó de pessoas que vem ao mundo com a missão de encantar. E mostrar que as diferenças, são superadas com amor, respeito, conhecimento e coragem para, muitas vezes, lidar com o preconceito”, afirma a diretora pedagógica.

Na noite de autógrafos, apenas para convidados e imprensa, estarão presentes todos os pais e parentes que assinam os depoimentos, além da equipe clínica e demais colaboradores da Apae de Cotia.

Sobre a Apae de Cotia

Associação de Pais e Amigos do Excepcional é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é garantir às pessoas com deficiência um espaço digno na sociedade.

Em Cotia, a Apae abriu as portas em maio de 1989 e atualmente atende cerca de 300 entre crianças, adolescentes e adultos, que são atendidas por equipe multidisciplinar em diversos programas e atividades.  Para manter as atividades, a Apae de Cotia, assim como todas as outras no Brasil, conta com recursos da iniciativa privada e parcerias com governos municipal, estadual e federal.

Ficha Técnica do Livro
Aprendendo a Olhar – Depoimentos de Famílias que Aprenderam a Olhar o Novo
Edição de Textos: Célia Nunes Pereira, Elida Cristina da Silva, Renata Aparecida Ribeiro Borba
Organização: Sonia dos Santos e Nathalie Alves
Projeto Gráfico: HGC Publicidade
Apoio: Henkel Brasil