Apae Cotia ressalta importância do conhecimento e da informação na semana da Síndrome de Down

Troca de experiências e lindas histórias marcaram a semana que celebra Síndrome de Down.

A sensação de ser uma mãe de uma Síndrome de Down, o sorriso das crianças interagindo com um livro, atividades físicas, muitos olhares atentos e alegria. Estas foram algumas das cenas registradas na 4ª Semana da Síndrome de Down da Apae Cotia,  entre os dias, 20 e 22 de março.

A semana começou com “Papo de Irmãos”, com Carolina Biaggi E. S.  Versosa e  Leticia Biaggi Esplendore Santos, que relaram a experiência de serem irmãs do Gabriel Biaggi E. Santos. As duas irmãs contaram um pouco do dia a dia da família, como é ser irmã de um garoto, hoje um rapaz com Síndrome de Down.  Irmãos brigando por qualquer coisa e ao mesmo tempo dividindo espaços, brinquedos, compartilhando experiências e longe dos olhares dos pais fazendo artes e traquinagens. Ou seja, uma família como outra qualquer, respeitando as limitações e diferenças.

down1Na terça-feira (21) um grupo de crianças do Programa de Estimulação Precoce (PEP) participou de atividades esportivas e recreativas na academia de artes marciais Team Nogueira, na Granja Viana. A experiência foi marcante também para os profissionais da academia que registraram a satisfação de receber pela primeira vez uma turma tão especial. “Sensacional, o contato com as crianças foi muito bom, fiquei muito feliz”, disse Ana Paula Belarmino, administradora da academia. “É impressionante a capacidade e percepção que eles tem dos exercícios”.

As atividades encerraram na quarta-feira (22).  Pela manhã, a empresária Thaís Ebner fez o relato da experiência que mudou sua vida e de sua família com a chegada da Thamires, hoje com quatro anos de idade. Para Thaís, o Dia Internacional da Síndrome de Down é exatamente um dia para se refletir. “Eu sempre digo para as mães que eu sofri no início o que eu não devia ter sofrido por conta do desconhecimento”, compartilhou com os pais e familiares de crianças com Síndrome de Down.  “Temos que valorizar a pessoa, a síndrome tem que ser apenas um detalhe”, completou.

Já na parte da tarde, as crianças do Pep – Programa de Estimulação Precoce ganharam mais um espaço de interatividade e conhecimento. Em parceria com a ONG Adote Saúde, a Apae de Cotia inaugurou a biblioteca infantil que já começou com mais de 25 títulos. Além dos livros, a ONG doou os fantoches, os dedoches e o mini teatro. Além da contação de histórias que roubou a atenção das crianças e familiares, houve também o empréstimo de livros.

Segundo a coordenadora clínica, Christine Luise Degen, a leitura é uma atividade lúdica que envolve a família e incentiva as crianças a adquirirem o hábito de ler. “Foi isto que motivou a equipe do Pep a desenvolver o projeto e a buscar os parceiros para viabilizá-lo”, afirma. Além da equipe clínica do Pep, os diretores da ONG Adote Saúde, Lucila Mayor, Macarena Troster e Delano Marques, marcaram presença no evento. “Somos parceiros da Apae de Cotia há mais de três anos e quando nos apresentaram o projeto, entendemos que ele tem muita ligação com o nosso trabalho, que é direcionado para a prevenção de saúde de educação”, explica Lucila. E ressalta: “Nos empenhamos em captar os recursos e tornar realidade este cantinho do conhecimento, pois nossas crianças merecem todo carinho e respeito”.

A 4ª Semana da Síndrome de Down foi organizada pela equipe clínica a Apae de Cotia e contou também com a participação dos colaboradores da instituição.

Sobre a Apae Cotia

Associação de Pais e Amigos do Excepcional é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é garantir às pessoas com deficiência um espaço digno na sociedade.

Em Cotia, a Apae abriu as portas em maio de 1989 e atualmente atende cerca de 300 entre crianças e adolescentes, que são atendidas por equipe multidisciplinar em diversos programas e atividades.  Para manter as atividades, a Apae Cotia assim como todas as outras no Brasil, conta com recursos da iniciativa privada e parcerias com governos municipal, estadual e federal.