Anvisa aprova que farmacêutica de Cotia produza insumos para remédios e pode até ter vacina para coronavírus

A Blau Farmacêutica conseguiu da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária o certificado de boas práticas para a nova fábrica de IFA – Insumo Farmacêutico Ativo no complexo industrial de Cotia, no Km 30,5 da Raposo Tavares.

Segundo o presidente da empresa, Marcelo Hahn, na primeira fase do projeto, essa fábrica será capaz de produzir quatro IFAs, sendo que dois, são ingredientes para novos medicamentos que devem ser submetidos à aprovação da Anvisa. Os outros dois são IFAs que a companhia importava da Argentina e China para produzir biofarmácos.

Para essa unidade, segundo Hahn, a companhia investiu R$ 200 milhões e foi projetada para operar seis biorreatores de cinco mil litros.

Essa unidade foi construída para produzir IFAs e o produto final para terceiros também. Já temos consultas de farmacêuticas para fabricar anticorpos monoclonais e até vacinas para o coronavírus. O próximo passo é entrar com o pedido de validação da fábrica na FDA, nos Estados Unidos, e na EMA (Agência Europeia de Medicamentos), disse Hahn.

Nessa fase, de acordo com o executivo, os IFAs produzidos usarão a tecnologia de DNA recombinante para as proteínas: Alfaepoetina, Filgrastim, Peg-Filgrastim e Somatropina (hormônio de crescimento). “Até o final de 2022, estaremos produzindo mais quatro IFAs nessa unidade. Serão ao todo oito produtos, sendo que seis são para medicamentos que ainda vamos lançar”, afirmou o executivo.

Segundo a companhia, esta nova fábrica de IFAs Biotecnológicos abre uma nova perspectiva para a companhia e para o Brasil por ter áreas dedicadas e segregadas — uma por cultivo celular (perfusão) e outra por bactérias (fermentação). Esta plataforma possui flexibilidade para produzir vacinas (com vírus inativado), anticorpos monoclonais, imuno-oncológicos, além das proteínas recombinantes. “Acabamos de dar um grande passo na verticalização de IFAs Biotecnológicos no Brasil”, ressaltou Hahn.

Do Valor PRO – Valor Econômico