Alunos de São Roque lançam gibi sobre direitos animais

A secretaria de Educação do Estado de São Paulo divulgou uma nota no site do governo informando que o cuidado e o respeito aos direitos animais já fazem parte da rotina dos estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo.

40 alunos da região de São Roque participaram da cerimônia de lançamento de um gibi escrito e elaborado pelos próprios jovens. O evento ocorreu no Catavento Cultural, em São Paulo.

Com oito histórias, ilustradas por um ex-aluno da rede, o gibi promove uma conscientização acerca da forma como tratamos os animais domésticos.

A iniciativa faz parte do Ame+ Ani+, projeto que deu nome ao gibi e é desenvolvido na Diretoria de Ensino desde o ano passado, com a proposta de melhorar as condições de vida dos animais da região.

Em setembro de 2014, a equipe preparou um evento que trouxe diversas dicas sobre saúde, castração e medicação dos animais.

Além da sessão de autógrafos com os alunos escritores, duas estudantes da região fizeram uma apresentação musical com o tema do projeto. A Diretoria de Ensino também fará um evento de lançamento do gibi em São Roque, no dia 20 de março.

“As ações do projeto visam não somente o respeito aos animais, mas ensinam às crianças a boa convivência com os colegas e incentivam a criação de outros trabalhos. O gibi foi uma grande conquista e terá ação pedagógica no futuro, já que pretendemos distribuir mais de 175 mil exemplares para os alunos da rede estadual”, ressalta a dirigente de ensino de São Roque, Maria Zilda Cesarotto.

A Diretoria de Ensino da região também fará um evento de lançamento do gibi em São Roque, no dia 20 de março.

As primeiras atividades foram realizadas pela equipe no início do ano passado e trouxeram dicas sobre saúde, castração e medicação dos animais, bem como uma mostra das atividades desenvolvidas pelos alunos.

No final do ano passado, em parceria com a APE (Ações Preventivas na Escola), os próprios estudantes elaboraram então as histórias inéditas que trazem mensagens de conscientização à população.

Os quadrinhos aconselham sobre o cuidado com os bichinhos, principalmente cães e gatos e alerta sobre o abandono desses animais.

A ideia é distribuir, posteriormente, exemplares para toda a rede estadual, que serão usados pedagogicamente.

O material terá data de lançamento também na região de São Roque, no dia 20 de março.

A ação, que fortalece a importância do tema, é, acima de tudo, uma maneira de despertar o lado criativo das crianças e jovens nas escolas estaduais.

Além disso, ensinam aos estudantes a boa convivência com os colegas e as pessoas ao redor e incentivam a criação de diversos projetos extra-curriculares.

Dicas
Entre as dicas presentes no gibi, estão:

– Não maltratar os animais;
– Dar carinho;
– Ter consciência dos cuidados antes de adotar;
– Não abandoná-los;
– Denunciar maus tratos;
– Ajudar animais de rua, seja alimentando-os ou levando-os a locais que possam abrigá-los, como escolas ou casas de adoção.

Embora as dicas pareçam simples e repetitivas, devemos estar atentos aos direitos de nossos animais e dar ouvidos aos autores mirins.

Do São Roque Notícias