Aldeia de Carapicuíba deve ganhar polo gastronômico

Prefeitura também quer criar um city tour com visitas guiadas

A Aldeia de Carapicuíba, fundada em 1580, é a principal aposta da prefeitura para garantir à cidade o título de “Município de Interesse Turístico”. Para isso, será alvo de uma série de investimentos, que vão da implantação de um polo gastronômico à criação de um city tour – como são conhecidas as visitas guiadas a pontos turísticos e históricos.

“Temos um planejamento de uma série de ações de revitalização da Aldeia, como a criação de um polo gastronômico, a realização de eventos como Feira de Artesanato e Feira das Nações, food truck, city tour e a implantação de uma Casa Nordestina”, explica a vice-prefeita Gilmara Gonçalves, que está à frente do projeto para obtenção do título.

Os planos foram apresentados durante a segunda Oficina Pública realizada para montar o Plano Diretor de Turismo, em encontro na Associação Comercial, no último dia 3, quinta-feira. A criação do documento é uma das exigências do processo, que inclui ainda a montagem de um inventário com os pontos turísticos da cidade e de uma plenária com o Conselho Municipal de Turismo.

Na sequência, o plano é encaminhado ao Ministério do Turismo, para ser avaliado. Se conquistar o título, Carapicuíba passa a receber verba do governo federal para ser aplicada em políticas públicas de incentivo ao turismo. A Aldeia foi fundada pelo jesuíta José de Anchieta, com grupos de índios guaianazes, e tombada pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1940.

Do Webdiário