Alckmin não cumpre promessa e atrasa entrega de caixas-d’água à população pobre na Grande SP

Meta de distribuir 25 mil reservatórios é revisada pela segunda vez; sem dinheiro, beneficiário do programa segue sem água, mais uma promessa não cumprida do governador.

A Sabesp desistiu de correr contra o tempo para cumprir com a meta de distribuir 25 mil caixas-d’água a famílias de baixa renda na Grande São Paulo até o fim do ano. A companhia paulista de saneamento atrasou as entregas e agora, faltando ainda a distribuição de 10 mil reservatórios, decidiu adiar a conclusão do programa para março do ano que vem.

Essa é a segunda vez que o governo paulista revisa o prazo da ação. A promessa inicial do governador Geraldo Alckmin era de concluir as entregas até junho deste ano.

A companhia justifica o atraso alegando “complexidade das regiões” onde a distribuição é realizada e a falta de “disponibilidade do cliente para o recebimento do equipamento”.

O programa “Se economizar, não vai faltar” beneficia famílias que recebem até três salários mínimos por mês. A campanha teve início em janeiro diante da necessidade da Sabesp em promover a chamada redução de pressão, manobra que diminui o volume de água nas torneiras e interrompe o abastecimento em várias regiões da capital paulista.

A iniciativa prevê apenas a entrega das caixas-d’água, cabendo ao recebedor a tarefa de instalar o reservatório. Mas, por ser um programa que atende apenas famílias de baixa renda, às vezes a falta de dinheiro acaba inviabilizando essa instalação.

No ato de entrega dos reservatórios, a Sabesp alertou os beneficiários do programa que iria verificar após 30 dias se a instalação realmente foi feita. Existia a possibilidade de as caixas-d’água que não estivessem sendo utilizadas adequadamente serem recolhidas.
À reportagem do iG, a Sabesp informou que nenhum reservatório foi tomado até o momento, já que essa não é a intenção do programa.

Enquanto ao menos 10 mil famílias ainda aguardam por uma alternativa para se proteger dos cortes no abastecimento, aqueles que já receberam e tiveram condições de instalar o reservatório comemoram.

Da Redação c/ iG