Água volta a invadir casas em favela de Carapicuíba por conta de obra do governo

A água voltou a invadir casas da favela Porto de Areia, em Carapicuíba, nestes últimos dias. Cerca de 20 famílias foram afetadas por um alagamento que já dura quase três meses. Os moradores dizem que a área alagada foi causada por uma obra do governo de SP para aterrar a Lagoa de Carapicuíba.

“Olha o nível que a água está na minha casa, estou pedindo ajuda porque não tem como. Tem que abrir uma valeta porque não tem por onde descer a água”, disse uma moradora. O nível da água aumentou e invadiu mais casas na noite de sexta (29). Moradores estavam dormindo quando foram surpreendidos pela água.

O g1 começou a acompanhar o caso no dia 20 de agosto. Na data, a Prefeitura de Carapicuíba informou em nota que, “em conjunto com a Prefeitura de Barueri, está em tratativas com o governo do Estado, com o objetivo de dar assistência aos moradores da favela”.

Em 31 de agosto, os próprios moradores começaram a abrir por conta própria valas para fazer com que a água escorra. A área está alagada desde 11 de agosto, e alguns moradores tiveram de abandonar suas casas.

O g1 procurou novamente a administração dos dois municípios e a Secretaria do Meio Ambiente do estado para saber se foi feito algo em relação aos moradores da região, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.

Em setembro, o Ministério Público de São Paulo, por meio da Promotoria de Justiça de Barueri, informou que iria instaurar um inquérito para esclarecer as causas do alagamento na favela e também tentar “prevenir nova ocorrência”.

Do G1