Agora é Lei: Hospitais de Cotia terão que treinar pais de recém nascidos sobre socorro a engasgamento

Conforme publicou o Jornal Cotia Agora em 21 de maio, um Projeto de Lei aprovado na Câmara de Cotia obriga os hospitais e maternidades da cidade a dar orientações de primeiros socorros aos pais de crianças recém nascidas.

O PL foi sancionado pelo prefeito Rogério Franco e agora virou lei.

Muitos casos tem acontecido em Cotia de bebês se engasgarem com alimentos (leite) e aspiração de corpos estranhos e os pais não sabendo como proceder, tem recorrido aos Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Civil.

Em maio o Jornal Cotia Agora mostrou dois casos em que guardas civis salvaram a vida de bebês aplicando a Manobra de Heimlich (usada em casos de asfixia por objetos estranhos nas vias respiratórias impedindo a pessoa de respirar).

A Lei 2131/2020 quer justamente que os pais sejam treinados logo no nascimento da criança, prevenindo a morte súbita de seus filhos. Os pais que não quiserem as orientações deverão assinar um termo de responsabilidade, isentando as unidades de qualquer obrigação.

As unidades deverão afixar cópia da Lei para que os pais estejam cientes do treinamento oferecido. As unidades de saúde ainda terão 120 dias para se adequarem.