Agências do INSS atenderão somente perícia e avaliação social até dia 11

As agências do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social no estado de São Paulo atenderão, durante a fase emergencial do plano estadual para conter a disseminação do coronavírus, apenas segurados que tiverem perícia médica ou avaliação social agendadas. Essa fase está prevista para durar até 11 de abril.

Segundo o INSS, as unidades que não oferecem nenhum dos dois serviços permanecerão fechadas nesse período. O instituto entrará em contato com os segurados que possuem outros agendamentos para remarcar o atendimento.

“Alguns segurados, no entanto, podem estar com o cadastro desatualizado, o que inviabiliza o contato. Caso não receba nenhuma ligação do Instituto, o segurado deve ligar para o telefone 135 antes de ir à agência”, adverte o INSS.

Vale lembrar que, nos municípios que anteciparam feriados e pontos facultativos, estão suspensos todos os atendimentos nesses dias.

O INSS lembra ainda que o dia 2 de abril será feriado nacional – por isso não haverá expediente em nenhuma unidade do INSS no país. Além disso, as agências também não abrem aos sábados e domingos.

Atendimento remoto e exigência expressa
A maior parte dos serviços pode ser feita de forma remota, pelo aplicativo Meu INSS, pelo site gov.br/meuinss e pela Central Telefônica 135. O INSS pede que os segurados evitem ir às agências nesse período.

O serviço Exigência Expressa – que permite a quem já fez algum requerimento entregar cópias de documentação complementar, depositando em urnas localizadas em frente às unidades – fica suspenso apenas nas datas dos feriados e finais de semana. Nos demais locais e datas, permanece em funcionamento. O agendamento deve ser feito pelos canais remotos de atendimento: telefone 135 ou Meu INSS.

Do iG