A partir desta terça-feira, Cotia está na fase verde do Plano SP e comércios expandem horários

Uma boa notícia para o comércio em geral da cidade. Cotia e parte da Grande SP passaram para a Fase Verde do Plano SP de retomada das atividades neste momento de pandemia do coronavírus.

Na prática, libera comércios a estenderem o horário de funcionamento para no máximo 12 horas,com capacidade limitada a 60%.

O Governo do Estado anunciou a decisão na sexta-feira (9) e a Prefeitura de Cotia publicou Decreto no sábado (10) comunicando os empreendedores da cidade.

Além da Grande SP, também avançaram de fase a Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e Taubaté. Pela primeira vez, é alcançada a penúltima fase mais branda de uma escala de cinco etapas do Plano São Paulo. A reclassificação vale de sábado (10) e até o dia 16 de novembro. Na fase verde, o rol de permissões para atendimento presencial com restrições de acesso e protocolos sanitários é ampliado para atividades culturais, convenções e eventos sociais ou de negócios.

Atividades que gerem aglomeração, tais como festas, baladas, presença de torcedores em eventos esportivos e grandes shows com público em pé continuam proibidas em todos os 645 municípios de São Paulo.

Com essa mudança, é possível que nos próximos dias os cinemas de Cotia reabram suas portas. Já os parques, o Cemucam, que é em Cotia,mas pertence à Capital, segue fechado aos finais de semana, mas liberado de segunda a sexta. O Jequitibá, que é estadual e fica no Km 21, já pode reabrir aos sábados e domingos.