A partir desta segunda, pronto socorro do Hospital de Cotia só atenderá casos graves

O Governo do Estado confirmou que a partir desta segunda-feira (1°) alguns hospitais sob seu comando terão restrições de atendimento nos prontos socorros, incluindo o Hospital Regional de Cotia.

Os pacientes não poderão acessar mais a unidade pelo pronto-socorro e somente serão aceitas transferências das Unidades Básicas de Saúde. Casos que o Estado considera menos grave serão atendidos pelas UBS’s ou na UPA 24H do Atalaia, prontos atendimentos do Parque São George e Caucaia do Alto, que já são lotados e devem receber mais pacientes a partir desta segunda-feira.

A medida, segundo a Secretaria Estadual da Saúde é para evitar que casos menos graves prejudiquem os atendimentos mais complexos. Outra justificativa é em relação ao combate ao coronavírus, já que as unidades vivem cheias e a intenção é evitar contágios, segundo o Estado.

Além de Cotia, hospitais da Capital, como Grajaú, Pedreira, Itaim e Vila Alpina, além do de São Bernardo, entrarão no mesmo esquema.

Na semana passada a Prefeitura de Cotia e o prefeito Rogério Franco em suas redes sociais chegaram a anunciar que a unidade não seria mais fechada, após pressão dos prefeitos da região ao Governo do Estado.

Dois dias depois a Prefeitura soltou uma nota dizendo que foi equivocada a interpretação da nota anterior e que apenas quis dizer que não sabe como ficará o futuro do HRC.

Leia: Prefeitura volta atrás em nota sobre fechamento de pronto socorro do Hospital de Cotia