A importância do sono para adquirir mais qualidade de vida

Dormir faz bem! Durante o sono, nosso organismo exerce deferentes funções como restaurar nosso corpo, repor nossas energias, fortalecer nosso metabolismo, melhorar nosso humor, aprendizagem e outras funções essenciais para termos mente e corpo saudáveis.

Problemas de saúde podem surgir, quando o sono ocorre de forma irregular e insuficiente como aponta pesquisa publicada pela revista Nature Communications, na qual 8 mil pessoas estudadas, tiveram seu sono mapeados por aproximadamente 25 anos. Neste estudo, eles descobriram que pessoas que dormem menos de 6 horas por noite, tem maior probabilidade de desenvolver demência, tendo o risco aumentado em 30%. Uma destas doenças que são desenvolvidas é o Alzheimer, que atinge anualmente por volta de 2 milhões de pessoas aqui no Brasil.

Há aproximadamente 80 distúrbios relacionados ao sono. Algumas delas segundo a psicóloga Sueli Santana estão relacionadas a fatores neurológicos ou emocionais como crise de ansiedade ou depressão, por exemplo. Nestes casos, o acompanhamento psicológico é um grande aliado para desenvolver estratégias para controlar a ansiedade e tratar a depressão.

Se você tem demorado para pegar no sono e passa noites em claro ou acorda cansado, veja as recomendações abaixo para um sono mais tranquilo.
1. Dispense os eletrônicos antes de dormir: Quando estiver na hora de dormir, evite ao máximo utilizar celular e outros eletrônicos, pois estes dispositivos dificultam a qualidade do sono.
2. Aposte na rotina na hora de dormir: Criar um ritual como diminuir a iluminação, som ou até mesmo tomar um banho morno, pode ajudar a relaxar para ter uma noite mais tranquila.
3. Álcool e cafeína prejudicam a qualidade do sono: Evitar o consumo destas bebidas são essenciais para quem pretende dormir bem.
4. Invista em um bom colchão e travesseiro de qualidade: procure adquirir um colchão, considerando sua altura e peso para passar uma boa noite.

O sono é responsável por fazer a manutenção do corpo e da mente para funcionarem bem. Dormir com qualidade é o conjunto de duração, continuidade e profundidade para a pessoa se sentir energizada no dia seguinte, conclui a psicóloga.

*Psicóloga Sueli Ribeiro de Santana – Atendimento com foco em ansiedade, autoestima e depressão.
Telefone: 11 9 7683 5655 e-mail: [email protected] – site: https://www.suelisantanapsicologa.com.br/
Instagram: https://instagram.com/psicologa_suelisantana