Após resgate, felino com risco de extinção é solto na Reserva do Morro Grande

maracaja1Um gato-maracajá, felino que corre risco de extinção, foi devolvido à natureza, após passar por atendimento no Cetas – Centro de Triagem de Animais Silvestres de Barueri.

Ele foi encontrado em Itapevi, por um morador da cidade que acionou a Polícia Ambiental após flagrar o animal atacando sua criação de galinhas. Uma equipe da polícia fez a apreensão e encaminhou o felino para o Cetas, onde ele passou por atendimento com equipe de veterinários, biólogos e tratadores até ter condições de ser reintroduzido em seu habitat natural.

De acordo com o centro, essa foi a primeira soltura envolvendo um felino atendido pela equipe. Ele foi solto em Cotia, na Reserva do Morro Grande, área verde com 100 km².

Segundo o biólogo Ivan Vanderley, responsável pelo Cetas Barueri, o surgimento deste tipo de animal próximo às áreas urbanas é um sinal da perda da qualidade ambiental na região. “Com a fragmentação das áreas de mata nativa, diminuem também os alimentos e abrigos para os animais silvestres, que se aventuram em áreas habitadas onde a oferta de alimento é maior, mas onde eles têm poucas chances de sobreviver”, disse.

Em funcionamento desde agosto de 2012, o Cetas Barueri atendeu, nesse período, mais de três mil animais silvestres, de diversas espécies. Destes, cerca de 1.200 ganharam a liberdade foram soltos após reabilitação.

Do Webdiario

maracaja2