Diretoria do Cotia FC decide não disputar o Paulistão em 2016

Aconteceu o que muita gente já esperava. O Cotia FC desistiu de disputar o Campeonato Paulista da 2ª Divisão (equivalente a 4ª Divisão), a popular “Bezinha” em 2016.

O clube, que tinha esperanças de disputar a 3ª Divisão, já que tentou reverter o rebaixamento junto ao TJD – Tribunal de Justiça Desportiva, acabou tendo a punição mantida pela Federação Paulista de Futebol.

A decisão de não disputar o Paulistão em 2016 partiu da diretoria e, segundo o presidente Vanderley Tajiki, a ideia é reestruturar o clube, aguardar a reforma do Estádio Euclides de Almeida e assim poder em 2017 voltar ao cenário futebolístico.

A Prefeitura de Cotia prometeu na semana passada que o estádio será reformado, através de verbas federais, após convênio assinado com a Caixa Econômica Federal.

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, a verba de R$ 2 milhões vem através de emenda do deputado federal Antônio Bulhões (PRB), e contempla arquibancadas, vestiário e acessibilidade e está em fase de licitação, porém, não divulgou datas de início e final da obra.

Além do problema com o estádio, o Cotia sofre com a falta de patrocínios, e consequentemente, o caixa vazio, o que levou o time a ‘penar’ nos últimos anos, com atraso de salários e falta de melhor estrutura.

Para complicar, sem ter um estádio para jogar, o clube fica sem a arrecadação da bilheteria e a falta de apoio da torcida faz o Cotia FC ficar sem ‘identidade’ no município.

Entenda a punição e o rebaixamento

O Cotia FC não foi rebaixado dentro de campo, já que terminou o Paulistão Série A-3 em 16º lugar em 2015. Porém, o clube perdeu duas partidas por W.O. por estar com seu estádio interditado pela FPF e nas partidas contra Sertãozinho e Taubaté, não ter indicado em tempo hábil um novo campo para mandar estas partidas. Então a FPF decretou a derrota do clube nestas duas partidas e como o regulamento diz que, além da perda dos pontos o clube deve ser rebaixado, a federação condenou o clube a perda da vaga em 2016.

O Cotia não mandava seus jogos na cidade desde 2013, ano em que conseguiu o acesso para a 3ª divisão. A FPF alegava que o clube não cumpria o regulamento e as determinações impostas para ter o estádio em condições de receber as partidas.

Com isso, o Cotia acabou sendo obrigado pela FPF a mandar seus jogos no interior, e, para piorar, em cidades próximas à de seus adversários.

Em 2015 a FPF fez várias vistorias e apontava os problemas no estádio, dando um prazo para que o clube fizesse as adaptações necessárias.

Depois de feitas as exigências, a FPF sempre acabava ‘achando’ novos problemas no Estádio Euclides de Almeida, o que foi adiando a liberação do campo de jogo.

Categorias de base

Com a ausência do time profissional, as atenções serão voltadas à base e o Cotia disputará o Campeonato Paulista nas divisões inferiores.