Cotia Agora acompanha simulado de emergência da Sabesp

Na última quinta-feira (23) a Sabesp realizou um simulado de emergência em sua estação de tratamento no Morro Grande.

O Jornal Cotia Agora acompanhou a ação, que visa treinar os funcionários em situações de emergência.

O simulado foi de vazamento de cloro, que é o principal bactericida usado no tratamento de água. A coordenação foi feita por José Roberto Nali, encarregado da ETA – Estação de Tratamento de Água.

O vazamento de cloro pode causar sérios danos às pessoas próximas e ao meio ambiente. O líquido, em contato com o ar, vira gás e se propaga, e dependendo da quantidade do vazamento e direção do vento, pode atingir áreas habitadas, colocando em risco a vida da população. Um vazamento acima de 26 kgs forma uma nuvem que vai queimando vegetação e a pele de quem estiver perto, além de causar cegueira e levar à morte.

Por isso a necessidade de treinar funcionários e fazer este tipo de simulado para que, caso aconteça uma situação real, seja solucionado em pouco tempo.

No momento do vazamento, uma das primeiras ações é observar o sentido do vento, através de uma biruta instalada na estação e a fuga de funcionários deve acontecer no sentido contrário.

O cloro é usado no tratamento de água e na ETA do Morro Grande, 1.100 litros por segundo são tratados.

Toda a ação de contenção do vazamento e reparo da válvula durou oito minutos, um tempo ideal, segundo Nali. Ele ainda contou ao Cotia Agora que já houve vazamentos no passado, mas sem vítimas.

O simulado foi acompanhado pelo coordenador da Defesa Civil de Cotia, Hintz Brandão e mais cinco agentes. Brandão reiterou a importância de que, caso aconteça um acidente deste tipo, a Defesa Civil também seja acionada para dar suporte na área externa e se for o caso, alertar a população e contactar a Cetesb.

Clique aqui e veja vídeo de parte do simulado.

Substância
O cloro é um produto químico tóxico que foi usado para desinfetar água potável por quase 100 anos. É econômico e mata muitas bactérias, incluindo aquelas que causam a febre tifoide, cólera e diarreia. Infelizmente, também é um veneno que tem muitos efeitos colaterais no corpo humano.

simu1 simu2 simu3 simu4 simu5 simu6

Biruta indica direção do vento e sentido de fuga
Biruta indica direção do vento e de fuga
Cada cilindro deste tem 900 kg de cloro
Cada cilindro deste tem 900 kg de cloro

simu9 simu10

Área de testes da qualidade da água
Área de testes da qualidade da água
São 1.100 litros de água tratada por segundo
São 1.100 litros de água tratada por segundo

simu13 simu14 simu15 simu16 simu17 simu18 simu19 simu20 simu21