80% dos médicos recém formados são reprovados pelo Cremesp

8 em cada 10 médicos não sabiam sequer interpretar uma radiografia no exame do Cremesp.
 
O exame do Cremesp – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo  reprovou mais da metade recém-formada dos médicos. Oito em cada dez não sabiam sequer interpretar uma radiografia. 
 
A responsabilidade com a vida do doente é a missão do médico. O problema é que a maioria dos alunos sai da faculdade de medicina despreparada. É o que mostra o exame do Conselho Regional de Medicina do Estado: 6 de cada 10 médicos recém-formados não alcançaram a nota mínima para aprovação. O resultado da prova revela que muitos médicos se formam sem saber diagnosticar e indicar o tratamento adequado mesmo em casos básicos. 
 
O resultado do exame mostrou que: 
– 80 % não souberam interpretar uma radiografia e erraram na conduta terapêutica do idoso; 
– 75 % não souberam identificar as características principais e o tratamento para pacientes com deficiência respiratória. 
– 70 % não souberam indicar a conduta adequada em paciente com crise hipertensiva, uma doença que atinge 25% da população brasileira. 
 
Para o presidente da associação dos médicos residentes fazer um único exame no final do curso não é a melhor forma de avaliação. 
 
“Se o estudante não aprendeu a tratar uma hipertensão durante a graduação, ele não deveria nem passar. Ele não deveria nem estar apto para fazer a prova do Cremesp”, diz Flávio Taniguchi, presidente da Associação dos Médicos Residentes. 
 
O exame do Cremesp é realizado desde 2005. Mas, serve apenas para avaliação dos alunos. O conselho quer tornar o exame nacional e obrigatório para o exercício da profissão. Para isso, precisaria de uma lei. Para o Cremesp, a aprovação da lei não interessa às faculdades particulares. 
 
“A escola médica tem uma mensalidade média no estado de São Paulo de R$ 6 mil. É um excelente negócio. Então, na hora que você exige que ela tenha qualidade, você começa a contrariar alguns interesses”, diz Bráulio Luna Filho, conselheiro e coordenador do exame do Cremesp. 
 
Por Carla Modena – Hora 1