4º Festival Comida de Herança invade SP neste final de semana

A Comida de Herança retorna ao Unibes Cultural, na Oscar Freire, na 4ª edição em 3 e 4 de agosto, das 10h às 20h, com 40 expositores e suas receitas herdadas de geração em geração e programação cultural.

O evento abraça a causa “save the bees” e tem como temática a urgente preservação das abelhas. No Brasil, a previsão é de que a população de abelhas e outros polinizadores diminua em 13% até 2050, segundo análise da Universidade de São Paulo. Além de contribuírem enormemente para a manutenção das florestas, caso extintas, a reprodução de plantas silvestres ficará comprometida, já que mais de 90% das espécies de vegetação tropical com flores e cerca de 78% das espécies de zonas temperadas dependem da polinização desses insetos.

A fim de conectar heranças afetivas por meio da culinária, a Comida de Herança realizou sua edição de estreia no Unibes Cultural em junho último. No evento, parte dos alimentos são feitos para consumo imediato e a maioria é contemplado pelo consumo “to go”, para levar e degustar em casa, além da seleção de utilitários domésticos.

Além da curadoria de pequenos produtores e microempreendedores, haverá programação especial de bate paposobre a preservação das abelhas com e sem ferrão, tipos de meles e seus cuidados, o evento contemplará espaço para fotos com a temática das abelhas e show no sábado, às 16h, da cantora, compositora e instrumentista Juliana Lima, que promove apresentação vibrante permeado por diversos estilos musicais, como bossa nova, samba, baião, música internacional, entre outros.

Foram convidados para o bate-papo, os produtores de mel Marina Massimino, da Heborá, e Jorge Knauss, do Mel Mandala. Nos dois dias, às 17h30, a conversa é envolta sobre a importância da preservação das abelhas como agente polinizador, extinção e apicultura cuidada. No último 20 de maio – declarado o Dia Mundial das Abelhas –, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) anunciou a redução preocupante de polinizadores ao redor do mundo, sobretudo, no Brasil.

Expositores

Mapuche, Sara Accioly Chocolatière, Mestiço Chocolate, La Mexicana SP, Sr. Risoto do chef Roberto Daidone, Casa do Pão na Fazenda, Heborá Mel do Brasil, Da Villar, Delícias do Zinha, Cerveja Madalena, TROPPO! Artesanal, Spice Splice, Dona Celina, Cachaça Arete Elges, Yvy Brasil, Quituti do Perucci, Mel Mandala, Casa Mantiva, Ae Cerâmica, Temano Molho Artesanal, Fitsy, Capril do Bosque, Truta do Chefe, Paella Llaberia, Moelleux Sucre, Duca Quitanda, Café Pinheiro do Brasil, Barbarella, JR Queijaria, Morrones, Sítio Estância da Mata, Café Basílio Garcia e mais.

SERVIÇO: 4ª Comida de Herança – Endereço: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré – São Paulo
Data: 2 e 3 de agosto – Horário: 10h às 20h – Telefone: 3065-4333 – Entrada gratuita – @comidadeheranca