1ª universidade pública de Vargem Grande está com inscrições abertas

A prefeitura de Vargem Grande Paulista trouxe para o município um polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). As inscrições para o vestibular 2018 estarão abertas até o próximo dia 5 de janeiro, para os cursos gratuitos de: Engenharia de Produção, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública.

“A vinda da universidade pública para Vargem Grande Paulista sem dúvidas trará uma excelente oportunidade à nossa população, possibilitando a democratização do acesso ao ensino superior e a qualificação profissional, permitindo o acesso à educação de pessoas que em outro momento não conseguiriam, seja pelas rotinas pesadas, pela falta de oportunidades ou mesmo por dificuldades financeiras”, destacou Josué Ramos, prefeito.

A graduação é gratuita e os cursos devem ser oferecidos a distância, mas com encontros presenciais em polos localizados em todo o estado de São Paulo. Em Vargem Grande Paulista, o polo da Univesp será na Avenida Bela Vista, 123 – prédio do antigo Fórum.

Os polos são espaços físicos que oferecem a infraestrutura necessária (computadores, impressoras e acesso à internet) para o estudante participar das atividades da universidade como: provas, discussões em grupo e dos trabalhos orientados por tutores.

Nesses locais, também é possível solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma digital utilizada pelos estudantes para desenvolver as atividades acadêmicas, que incluem as videoaulas e o acesso ao material didático, bibliografia e sistema para sanar dúvidas com os tutores.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas pelo site www.vunesp.com.br/uvsp1703 e a taxa de inscrição é de R$47,88. Serão 50 vagas para cada curso, com aulas presenciais a cada quinze dias no primeiro ano de estudo e uma vez por mês no segundo ano, que será no turno da noite para a realização de atividades incluindo provas, trabalhos, além de outros.

Podem participar dos cursos os candidatos com o ensino médio completo ou que estejam para concluir até o dia da matrícula, que nesse caso é só quem estiver fazendo o ensino médio de modalidade EJA ou de outra forma, pois estudantes que estão fazendo o ensino médio regular só vão terminar os estudos no fim do ano, esses podem participar do Vestibular Univesp 2018.

Candidatos que prestaram o Enem 2014, 2015 ou 2016 poderão utilizar sua nota do exame para cálculo final da prova do vestibular Univesp. Basta informar o número de inscrição do Enem na hora de fazer a inscrição. A nota do Enem será utilizada para ajudar na nota final do vestibular, pois todos devem fazer a prova para cursos EAD.