Welington Formiga rebate boatos de perda de direitos políticos: “Fake news e desespero dos concorrentes”

Por Bruna Santana – Repórter Cotia Agora, com informações do Cotia & Cia

Nesta semana a política de Cotia está agitada, por conta de publicações feitas no Facebook de páginas de outras cidades, noticiando que o pré-candidato a deputado estadual, Welington Formiga, teria seus direitos cassados em julgamento do TRE – Tribunal Regional Eleitoral.

Na verdade, o TRE anulou uma sentença de 2020 favorável à Formiga, onde o prefeito Rogério Franco entrou com ação à época alegando que seu adversário teria usado um jornal para prejudicar a sua campanha de reeleição.

Com a anulação da sentença de 2020, os juízes do TRE decidiram acatar o recurso do prefeito e vão reabrir o processo contra Formiga, mas ainda sem data para novo julgamento.

Os posts do Facebook diziam em texto único: “TRE-SP determina abertura de Ação Judicial Eleitoral que pode cassar os direitos políticos de Welington Formiga e Adílson Lima. O recurso por Abuso – Uso Indevido de Meio de Comunicação Social, Cargo – Prefeito, Cargo – Vice Prefeito, referente as eleições municipais de 2020, foi julgado em 30.05.22 pelo colegiado do TRE-SP e dado provimento por unanimidade”.

Entramos em contato com Formiga, que alegou que tudo isso não passa de fake news e desespero de outros candidatos da cidade.

“Existe um processo de investigação, que qualquer cidadão pode pedir, mas não é nada, até por que eu não tenho jornal. Em 2020 um jornal entrevistou cinco candidatos e um faltou e entrou com processo alegando que eu usei a entrevista para me favorecer e prejudicar a candidatura do outro candidato. Mas, se você ver o acórdão, não fala nada de ilegibilidade. Mas isso é desespero, por que fizeram uma pesquisa na cidade e deu 54% para mim para deputado estadual, e eles ficaram desesperados, mas não vão me derrubar”, comentou Formiga.

Eleição 2022 deve agitar Cotia

Faltando quatro meses para as próximas eleições, que elegerão presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais, muitos políticos se articulam para a campanha, alguns tentando se reeleger, outros pleiteando o primeiro mandato na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.

Em Cotia muito se fala em nomes, quem se candidatará, quem tentará uma cadeira, mas até agora pouco se fala sobre novos candidatos, com muita especulação.

O mais alardeado é, de novo, Welington Formiga (PSB), que vai tentar mais uma vez se eleger. Ele concorreu a deputado federal em 2014, recebendo 2.610 votos. Em 2016, se candidatou a prefeito, conseguindo 8.880 votos. Em 2018, novamente a deputado federal obteve 14.951 votos. Na última eleição para prefeito, em 2020, teve 51.749 votos.

Outro deputado que já morou na cidade e que tenta reeleição é Gilmaci Santos (Republicanos). Eleito pela primeira vez em 2006, vai em busca de seu quinto mandato. Ele tem eleitorado forte em outras cidades onde atuou nos últimos anos através de sua igreja e conquistou parte dos votos.

Alexandre Frota (PSDB) está em seu primeiro mandato como deputado federal e vai concorrer à estadual. Morador de Cotia, na região da Granja Viana, Frota tem trazido verbas para a cidade, como recentemente conquistou R$ 250 mil destinados para a Guarda Civil.

Mas, há outros nomes apurados pelo Jornal Cotia Agora que surgem no cenário político de Cotia, e, sendo boatos ou não, vão em busca de voto por voto na cidade e região.

Surgem outras possibilidades. O ex-vereador Eduardo Nascimento é veiculado na cidade para concorrer ao cargo de deputado Estadual. A pouca experiência política é um fator que pode atrapalhar seus anseios. Tem também o nome do vereador Sandrinho Santos (Solidariedade), que já declarou seu pré-candidato a deputado estadual.

Nas eleições de 2018 Cotia teve 15 candidatos, sendo 10 a estadual e 5 a federal. Nomes como Carlão da Proteção (MDB), Silvio Cabral (PSOL), Adilson Lima, entre outros menos conhecidos também podem aparecer em breve, é aguardar as convenções partidárias e a definição de seus candidatos pela cidade.