Volta dos cinemas: veja o que estreia em São Paulo e tire dúvidas dos novos protocolos

Ai, que saudade de pegar um cineminha! O protocolo de reabertura das salas de exibição em São Paulo foi assinado pelo prefeito Bruno Covas no último sábado, mas é hoje, dia oficial das estreias (veja abaixo), que a oportunidade de quebrar o jejum se amplia, com mais locais em funcionamento.

O Cinemark, que abriu uma única sala no sábado, reativou outras 17 hoje. Espaço Itaú, Playarte, Kinoplex, UCI, Cinesystem, Reserva Cultural, Petra Belas Artes, Cinépolis e Centerplex também estão funcionando. O Cinesesc ainda não tem previsão de reabertura.

As regras sanitárias continuam valendo para manter a capital na fase verde da flexibilização da quarentena do coronavírus: máscaras obrigatórias, distanciamento e limpeza sistemática continuam como parte do manual básico de quem sai de casa.

Mas e se eu quiser comer uma pipoca? O Metro Jornal responde a essa e outras perguntas.

Sessão liberada

Posso comprar ingresso na hora?

A ideia é que a sessão seja planejada, mesmo porque as salas terão capacidade reduzida. Embora a venda presencial seja feita, inclusive para pagamento em dinheiro, prefira comprar as entradas online ou nos terminais de autoatendimento.

Posso comer no cinema?

O melhor é permanecer com a máscara o máximo de tempo possível, como em todo lugar fora de casa. Mas será possível comer e beber (apenas dentro da sala).

Estou acompanhado. Vou precisar me sentar longe?

Vocês vão poder ficar juntinhos, sim, desde que se mantenham distante de outras pessoas no local.

E depois que o filme acaba, como não aglomerar?

A saída deve ser feita de maneira gradual, fileira por fileira. Um funcionário vai orientar o momento de se levantar da poltrona.

A minha cadeira será higienizada antes de eu entrar?

Pelos protocolos, as salas são desinfectadas entre as sessões, principalmente poltronas, porta-copos, mesas, corrimãos e corredores.

Ar-condicionado

Exigência da Anvisa, todos os cinemas no Brasil precisam ter um sistema de ar-condicionado que renove o ar de dentro das salas. O Cinépolis explica: “O ar é recolhido, filtrado, refrigerado e insuflado para a plateia, ao mesmo tempo em que o ar quente dali é retirado, tudo por meio de redes de dutos independentes, o que garante a troca segura e frequente de ar.”

No Cinemark, os aparelhos têm filtros trocados com maior frequência, assim como no Kinoplex, que usa pastilhas antibacterianas.

Já as salas da UCI foram equipadas com o iWave, uma tecnologia americana que purifica o ar por meio de íons, que se aderem e neutralizam vírus, bactérias, ácaros e fungos.

Festival de volta para o cinema

Com ingressos de R$ 5 a R$ 20, o Festival de Volta Para o Cinema finalmente chegou à cidade de São Paulo. São grandes sucessos de ação, comédia, ficção científica, terror, fantasia, suspense e drama. Cada sala define sua programação. No cardápio, há clássicos e blockbusters, como “Matrix” (1999), “E.T. – O extraterrestre” (1982), “O Iluminado” (1980) e “Pantera Negra” (2018).

Estreias

Instinto – Holanda, 2020. Direção: Halina Reijn

Nicoline, uma psicóloga experiente, inicia emprego numa instituição penal, onde conhece Idris, um homem inteligente com um distúrbio de personalidade antissocial e narcisista, que cometeu crimes sexuais e está prestes a fazer sua primeira liberdade condicional desacompanhada.

Osmar, a primeira fatia do pão de forma – Brasil, 2020. Dirigido por Alê McHaddo

Uma história sobre um renegado, um desprezado, um esquecido: a primeira fatia do pão de forma. Nessa animação, depois de Osmar ser abandonado na embalagem, ele chega na cidade grande tentando o sucesso. Será que ele vai conseguir superar os egos inflados de outros artistas?

Macabro – Brasil, 2020. Dirigido por Marcos Prado

Na década de 90, dois irmãos são acusados de assassinarem oito mulheres, um homem e uma criança de forma brutal na região da Serra dos Órgãos. Na cola dos suspeitos, o sargento Téo começa a ter dúvidas sobre a condenação de um deles. O filme é uma obra de ficção baseado na história real do caso dos “Irmãos Necrófilos”.

Fuga de Pretória – 2020, Reino Unido, Austrália. Dirigido por Francis Annan

Baseado no livro “Inside Out: Escape from Pretoria Central Prision” de Tim Jenkin, mostra a história de Tim Jenkin (Daniel Radcliffe) e Stephen Lee (Daniel Webber), jovens sul-africanos brancos presos, em 1978, por trabalharem em operações secretas para o ANC, proibido partido de Nelson Mandela.

A Jornada – 2019, França, Alemanha. Dirigido por Alice Winocour

O dia a dia de esforço e superação da astronauta francesa Sarah, uma mãe solteira que se prepara para uma missão espacial. Ela luta para equilibrar o tempo que passa com sua filha pequena e o intenso treinamento para a viagem. Com Eva Green, Matt Dillon e Lars Eidinger.

Do Metro Jornal