Veterinário indica três cuidados básicos com os cães no inverno

“Com a aproximação do inverno, os donos precisam dobrar os cuidados com os pets”. Este é o principal alerta dado pelo veterinário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro para este período do ano. Para garantir o bem estar do cãozinho, ele indica pelo menos três cuidados essenciais: cuidado com a higiene, vacinação em dia e alimentação correta.

Cuidado com a higiene

“Dar banho no cão, principalmente de mangueira ou água fria, não é muito recomendado nesta época” explica Macellaro. Conforme o veterinário, a solução é apostar em paninhos de higiene, centralizando a limpeza nas orelhas e na região íntima. “É uma forma de deixar o cão limpinho sem causar riscos à saúde”.

Vacinação em dia

Estar atento a carteira de vacinação é um dever dos donos, independente da época do ano. Mas, nos dias frios é um fator indispensável. “Assim como os humanos tomam vacina para se prevenir de vírus e doenças, com os cães não é diferente. Recomendo vacina contra a gripe e que previne a traqueobronquinte” afirma o especialista.

Alimentação correta

Os humanos costumam comer mais no inverno e os cães também. Por isso, colocar ração a mais ajuda o cão a ter mais energia nesta época do ano. Mas fique atento! “Exagerar na comida pode deixar o cão obeso, ainda mais se os donos diminuírem as caminhadas e exercícios físicos devido ao frio. Essa quantidade a mais de ração deve ser moderada e não desequilibrada” finaliza Macellaro.

Esses cuidados são passados para todos os profissionais do Clube de Cãompo. Especializados em receber cães de todos os portes e raças, a equipe é treinada durante todo o ano para garantir o bem estar e a saúde do pet. Outro diferencial são as atividades especiais que entretém, educam e ajudam os pets a terem melhor desenvolvimento físico e emocional. O clube está entre as alternativas para os donos no inverno. Para conhecer melhor os serviços do Clube de Cãompo, acesse www.clubedecaompo.com.br