Verão: Balsas do litoral não terão reajuste das tarifas

As Travessias Litorâneas (balsas) não terão suas tarifas reajustadas pelo segundo ano consecutivo. A medida vai beneficiar os 20 mil usuários (pedestres, ciclistas e veículos) que utilizam o sistema diariamente e turistas que vão para o litoral neste verão.

O reajuste era realizado anualmente mas desde 2019 esse aumento não foi aplicado. O programa de reformas e manutenção foi responsável pela entrega de 11 embarcações modernizadas. Além disso, foi implantado um modelo de manutenção, que passou a ser 24h, e criado o aplicativo Travessias, que informa em tempo real a espera de cada local, as condições climáticas e disponibiliza imagens 24h.

Com as mudanças, as travessias litorâneas contaram, no Verão 19/20, com a maior quantidade de embarcações dos últimos cinco anos. Esse investimento resultou em uma redução de 57% na média do tempo de espera para embarque nas balsas, nesse período, quando 2,7 milhões de pessoas passaram pelas oito travessias.

Outra novidade implantada pela atual gestão foi que, pela primeira vez, as travessias São Sebastião/Ilhabela e Bertioga/Guarujá passaram a contar com lanchas exclusivas para pedestres e ciclistas.

Em 1º de novembro de 2020, o Departamento Hidroviário assumiu as travessias litorâneas, como parte do processo de extinção da Dersa. O Governo de São Paulo já iniciou o processo de concessão das travessias com a contratação da Fundação Getúlio Vargas, que irá definir a modelagem desse processo.O objetivo é que o sistema esteja concedido em 2021.

TRAVESSIAS LITORÂNEAS:

– Santos/Guarujá
– Bertioga/Guarujá
– São Sebastião/Ilhabela
– Iguape/Juréia
– Cananéia/Ilha Comprida
– Cananéia/Continente
– Santos/Vicente de Carvalho
– Cananéia/Ariri