Veículo especial vai combater incêndio em indústrias da região

O trabalho do Corpo de Bombeiros na região Oeste vai ganhar um reforço importado e especializado para o combate ao fogo. O 18º Grupamento dos Bombeiros, unidade que atende a 18 cidades da região Oeste, foi um dos 21 escolhidos pelo governo do Estado para receber veículos importados dos Estados Unidos que são dotados de tecnologia especial para atender ocorrências de incêndio em grandes plantas, envolvendo empresas de logística e também indústrias. “Esses veículos têm um desempenho muito acima dos produzidos no Brasil”, adianta o tenente-coronel Roberto Lago, comandante do 18º Grupamento.

Embora o Grupamento tenha sede em Barueri, o quartel de Osasco foi o escolhido para abrigar o novo veículo, que ainda não tem data de chegada confirmada. “Sua função principal será dar apoio às ocorrências mais complexas”, completa.

Segundo o comandante, o veículo atende a características da região, marcada por forte perfil industrial. Além disso, as boas condições de logística permitem o acesso fácil de Osasco às cidades vizinhas. “Podemos chegar rapidamente a Barueri ou Santana de Parnaíba, por exemplo”, analisa.

Expansão
Em entrevista ao Diário da Região, o tenente-coronel também falou sobre a expansão dos quarteis na região. Atualmente, além da sede, em Barueri, o grupamento conta com unidades em Osasco, Cotia, Embu e Itapecerica. Além disso, estão em andamento projetos para implantação de quartéis dos bombeiros em Santana de Parnaíba e Taboão da Serra.

“No caso de Santana de Parnaíba, o projeto é uma parceria com a prefeitura, que já licitou e está executando as obras. O contrato prevê que os trabalhos sejam concluídos até março de 2016, mas a administração municipal pretende acelerar as obras para entrega-las até dezembro. Já em Taboão, o projeto é do governo do Estado, com recursos obtidos via emenda parlamentar e a previsão é entregar até agosto”, enumera o comandante.

Segundo ele, além de efetivo já garantido, os equipamentos para as unidades também estão assegurados. “No caso de Santana de Parnaíba, um caminhão já foi adquirido e será entregue em maio. Vamos utilizá-los em outras cidades, até que o posto seja inaugurado”, afirma.

Outro assunto abordado na entrevista foi a entrada em vigor, a partir de 6 de julho, de um decreto estadual que concede ao Corpo de Bombeiros ação fiscalizadora sobre a segurança de imóveis. “O rigor na fiscalização, por parte da corporação, sempre existiu, porque o meio mais eficaz de se evitar um sinistro é a prevenção. Mas com a mudança, os bombeiros poderão fazer interdições e aplicar multas em caso de irregularidades”, explica.

Segundo Lago, o setor da construção civil, principal afetado pela medida, receberá orientações sobre essa nova forma de atuação. “No final de abril ou primeira semana de maio vamos fazer um seminário chamando o pessoal da construção civil para informar sobre como vai ser implementada essa mudança”, afirma.

Por Erica Celestini – do Webdiario