Vargem Grande terá comitê gestor de Combate à Dengue

As ações de combate à dengue e chikungunya serão intensificadas em Vargem Grande Paulista, que já tem registrado oito casos suspeitos de dengue, sendo quatro autóctones (contraídos no próprio município) e quatro importados. A fim de alertar e conscientizar a população, a Secretaria de Saúde criou um Comitê Gestor composto por representantes das nove Secretarias Municipais que implementarão um trabalho preventivo intersetorial.

O Comitê foi formado durante reunião realizada no dia 10 de março. A prefeitura já disponibilizou um novo local para armazenamento apropriado de pneus velhos e já está programando ações de cata entulhos nos bairros. Outra medida que também está sendo analisada pela administração é a limpeza de matos em terrenos particulares.

O trabalho de conscientização da população será reforçado com materiais impressos contendo orientações para evitar possíveis criadouros do mosquito. Nas escolas municipais o tema dengue deverá ser abordado por meio de palestras e atividades lúdicas. Todas essas atividades serão definidas com detalhes pelo Comitê Gestor.

As ações de combate à dengue e chikungunya em Vargem Grande Paulista estão sendo coordenadas pela Vigilância Epidemiológica (contato 4158-2104 ou 4158-1683), que também tem se reunido periodicamente com as cidades da região oeste para definir as medidas a serem desenvolvidas nas fronteiras.

Dengue

De acordo com o secretário de Saúde, várias cidades já passam por uma epidemia de dengue. Em Vargem Grande Paulista o problema ainda está controlado, mas é preciso uma ação conjunta entre poder público e sociedade.

Até o momento, a Secretaria de Saúde já notificou 62 casos de dengue, sendo 8 confirmados. Os bairros mais críticos são: Centro, São Lucas, Parque do Agreste e Portão Vermelho. Dados do Ministério da Saúde alertam para o aumento de 697% nos casos de dengue no Estado de São Paulo, que teve 11.876 notificações no ano passado e 94.623 em 2015. Lembrando que 2015 está apenas começando.