Vargem Grande inaugura laboratório municipal de exames

Vargem Grande Paulista inaugurou o primeiro Laboratório de Análises Clínicas Municipal. O novo serviço permitirá que o município realize aproximadamente 5 mil exames por mês de hematologia, bioquímica e uroanálise. Além de mais agilidade no atendimento, a Secretaria de Saúde também conseguiu zerar a fila de espera para exames, que era de até 7 meses e realizados pelo governo do estado.

Os equipamentos foram comprados há cerca de 10 anos, quando o prefeito Josué Ramos ainda era secretário de Saúde do município. “Compramos estes equipamentos na gestão do então prefeito Roque de Moraes, com verbas federais, mas não tivemos tempo para instalar porque foram entregues no final do mandato. Assim que assumi o governo municipal, Dr. João me trouxe as demandas de consultas e exames e questionei sobre esses equipamentos. Para nossa surpresa, eles estavam encaixotados num sótão da UBS Central, ainda no plástico bolha com o manual e garantia”, explicou o prefeito.

Os aparelhos que continuam modernos até hoje, foram recalibrados estando em perfeitas condições de uso. “Este é um grande passo para qualificar os serviços da saúde oferecidos pela Prefeitura. A presença de um Laboratório de Análises Clínicas permite aos médicos e pacientes acesso aos dados de forma mais rápida e eficaz no tratamento”, destacou o secretário de Saúde.

Segundo ele, o laboratório conta com novas tecnologias, estrutura moderna, ambiente climatizado, capacidade para atender a demanda reprimida do município, além de processos e equipamentos para a realização de diversos exames laboratoriais sendo os mais realizados: urina, hemograma, glicemia, colesterol, triglicérides, entre outros.

Fim da espera

Os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde de Vargem Grande que esperavam meses para fazer um exame pelo governo do estado não terão mais este problema. O secretário de Saúde anunciou durante a inauguração, que o governo municipal conseguiu zerar fila de espera.

Em janeiro deste ano, a espera era de quase 8 meses para um simples exame de hemograma. Preocupado em oferecer um atendimento mais digno e rápido, a Secretaria Municipal de Saúde realizou em julho uma força tarefa em que foram coletados e analisados quase 30 mil exames em um mês.