Varejo de materiais de construção de SP demitiu 621. Cotia tem saldo positivo e gera 49 vagas

O varejo de materiais de construção da Região Metropolitana de São Paulo apresentou mais um saldo negativo na movimentação do mercado de trabalho.

Final de 2016 contou com a demissão de 621 trabalhadores. O resultado se agravou na comparação com o mês anterior, no qual 259 postos de trabalho foram extintos, segundo estudo do departamento de Economia do Sincomavi. Em relação ao mesmo mês de 2015, o balanço também se mostrou negativo, pois houve naquele período o corte de 549 vagas – número menor ao obtido em 2016. No saldo acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2016, o resultado se revela ainda mais impactante: eliminação de 3.454 empregos com carteira assinada no setor.

Dentre os municípios que compõem a RMSP, o que demitiu mais foi São Paulo, com -337 vagas. Já Cotia alcançou o melhor desempenho, com a geração de 49 vagas.

“Como esse é o terceiro mês consecutivo com perdas, fica evidente o quanto a crise do mercado de trabalho afeta de forma constante e forte o setor”, pondera Vasconcellos. “O agravamento no recuo das vendas no decorrer de 2016 é o maior responsável pela redução do quadro de trabalhadores deste comércio varejista”. Ainda que melhores estimativas macroeconômicas estejam em pauta já para 2017, a realidade do setor de materiais de construção se mantém bastante pessimista. “A redução de obras públicas, endividamento das famílias e pouca capacidade empresarial de expansão justificam essa situação tão complicada, seja para evolução da receita vendas, seja para movimentação do mercado de trabalho formal”, finaliza.

(Redação – Agência IN) – Pamella Cajano – Foto: Divulgação