Vai pular Carnaval? Veja as dicas que selecionamos das cidades da região

Carnaval chegou e aqui vão dicas para cair na folia. Mais um ano que Cotia não terá nenhuma programação para o Carnaval, para tristeza de quem curte a festa, mas alívio de quem detesta o barulho causado pelos foliões.

Mas, há diversas opções legais nas cidades da região, com festas gratuitas, com destaque para Embu das Artes, Santana de Parnaíba e São Roque. Outras cidades também oferecem opções, como Piedade, Carapicuíba e na Capital, como os desfiles de blocos na Faria Lima e Vila Madalena (citando os mais pertos), como mostra esta matéria do Jornal Cotia Agora.
É só escolher e cair na folia, mas lembre-se, cuidado com as bebidas alcoólicas, fique atento aos celulares, carteiras e bolsa, pois sempre tem criminosos no meio dos foliões só esperando o momento de dar o bote. Se for transar, não esqueça da camisinha! De resto, curta, e se tirar fotos, mande pra gente pelo Facebook ou em nosso WhatsApp 9-9614-7771.

Confira as dicas:

Carapicuíba

A cidade preparou uma programação especial para o Carnaval. Serão dois dias de muita folia para a família, sábado e domingo, na Praça da Aldeia.

Com entrada gratuita e início às 15 horas, o ‘Carnaval da Família 2020”, reúne atrações direcionadas a todas as idades, são apresentações durante todo o dia, shows musicais, marchinhas, Bloco da Inclusão (Diversidade e Ousadia), brinquedos infláveis, barracas de comidas, artesanato e muito mais.

Já tradicional na cidade e como parte do calendário cultural, a folia em Carapicuíba tem como diferencial o cuidado em manter o Carnaval nos moldes de antigamente, preservando o frevo, maracatu, afoxé, samba e toda a herança cultural da data, num clima de amizade e diversão.

A festa será na Aldeia de Carapicuíba, que pode ser acessada pelo Km 22 da Raposo Tavares, seguindo pela Estrada da Aldeia, ou pela Rua José Félix de Oliveira, na Granja Viana.

São Roque

A programação oficial do Carnaval 2020 em São Roque foi definida pela Prefeitura e vai se concentrar na Avenida Bandeirantes, nos dias 22,23,24 e 25. O Bloco Sambar & Love irá desfilar no dia 22, sábado, das 18h30 às 23h e no dia 24, segunda-feira, no mesmo horário.

Já o Bloco Haja Fígado, inicia seus desfiles às 10h do domingo com o tradicional baile kids e depois comanda o carnaval dominical até às 18h e volta à Avenida Bandeirantes na terça das 13h30 às 17h30.

A programação de segunda-feira conta ainda com a matinê que começa às 14h30 com a apresentação dos alunos do Projeto Guri, polo São Roque, Ibiúna e Mairinque que apresentarão para o público marchinhas e maracatu; em seguida às 16h é a vez da Fanfarra Municipal Schoenacker que preparou um repertório especial para o carnaval.

Na terça feira os desfiles serão abertos às 19h com a apresentação da Escola de Samba Corações Unidos de São João Novo que apresenta o enredo “Corações Unidos do Sonho a Realidade, Mais de Meio Século de Glórias e Tradição”.

Às 20h30 é a vez da Acadêmicos da Vila Aguiar com o enredo “O Fantástico Circo da Vila”e às 22h a Unidos da Estação Santa Quitéria apresentando o enredo “São Roque – O Peregrino”.

Embu das Artes

Voltado para toda família, o “Carnaval das Artes” acontecerá entre os dias 22 e 25 no Largo 21 de Abril e Praça das Artes, no Centro, com uma programação repleta de blocos, bandas, cortejo e karaokê, além de matinê no Parque Francisco Rizzo.

Barueri

O desfile das escolas de samba em Barueri acontecerá nos dias 22 e 23, a partir das 16h, em frente ao ginásio José Correa. Confira:

Santana de Parnaíba

Considerado um dos melhores carnavais da Grande SP, Parnaíba terá desfiles de blocos. O Grito da Noite faz a abertura oficial da festa no dia 21 e fechamento dia 25. Todos os dias tem atrações na Praça 14 de Novembro e ruas centrais.

Dia 21: Grito da Noite – 23h
Dia 22: Bloco da Rita Design (19h); Berro do Sexo Forte (20h); Galo Garnisé (21h)
Dia 23: Bloco Abayomi (18h)
Dia 24: Bloco do Bertinho (19h); Bloco da Sufrutos (20h); Índio Lolo (21h)
Dia 25: União da Vila do Refúgio (19h) e Grito da Noite (21h).

Piedade

O evento começa no sábado (22) com a concentração de blocos, a partir das 18h. O “esquenta” com Mundo de Athena e o grupo de dança Cia #Requebra começa às 18h30. O bloco Voz do Morro sobe ao palco às 19h30 e agita a primeira noite de carnaval.

Domingo (23) o grupo CIA #Requebra e Mundo de Athena se apresentam às 18h30 e a banda Tradição do Carnaval faz a folia a partir das 20h.

Dia 24, a concentração de blocos acontece às 18h. O “esquenta” com o Mundo de Athena e CIA #Requebra começa às 18h30 e, a partir das 19h30, tem bloco Voz do Morro.

Terça, o grupo Adrenaline Dance abre a noite a partir das 18h30 e o grupo Doce Refúgio encerra a programação do Carnaval 2020 a partir das 20h.

Osasco

A cidade fará Carnaval com blocos em vários bairros. Veja:

-15/2, das 13h às 22h – Bloco da Zizi, deve reunir 600 pessoas. Depois de desfilar pelas ruas do Km 18, a festa termina com a suculenta feijoada preparada pela dona Zizi. Concentração: Praça Joaquim dos Santos Ribeiro (Praça do Samba)
-16/2, das 12h às 20h -Bloco dos Piratas, resgata a cultura dos carnavais de rua, através das marchas, reunindo famílias, amigos e comunidade. Concentração-Encerramento: Avenida Marechal Edgar de Oliveira, 280 – Vila Militar
-16/2, das 13h às 19h – Bloco Balaio Mole. A origem está no jogo de futebol entre solteiros e casados, que acontecia em Osasco na década de 80. Concentração-Encerramento: Rua César Abraão, 202 – Bela Vista
-17/2, das 17h às 22h- Bloco Grito do Jegue. Criado em 2006 por iniciativa de artistas, professores e intelectuais, frequentadores do Jegues Bar, o bloco tem por objetivo exaltar as influências populares e culturais do carnaval junto à população. Concentração-Encerramento: Avenida Tenente Avelar Pires de Azevedo – Centro
-18/2, das 10h às 12h – Bloco Cores em Você. O bloco atua com manifestações da cultura popular, trazendo o frevo, coco, maracatu, bonecos de Olinda e muito mais. Concentração-Encerramento: Rua Thomas Antônio Gonzaga, 310 – Cipava
-20/2, das 14h às 16h – Bloco Pestalozzi – Concentração-Encerramento: Rua Dionísio Bizarro, 415 – Jardim Ester
-21/2, das 14h às 17h – Bloco CEU Bonança. Atividade era realizada junto aos frequentadores. Neste ano, serão convidados vizinhos e comunidade, pela primeira vez. Concentração-Encerramento: Rua Antônio Jacinto Rangon, 45 – Bonança
-22/2, das 14h às 17h – Bloco CEU 1º de Maio – Concentração-Encerramento: Rua Nelson Mandela, s/nº – Jardim 1º de Maio
-23/2, das 14h às 19h -Bloco Beijo de Língua. Com objetivo de levar diversão às famílias da comunidade, o Instituto Agarrando a Chance e alguns moradores do Jardim Canaã criaram o bloco. Concentração: Avenida Divino Espírito Santo, 119 – Jardim Canaã
-25/2, das 15h às 18h – Cordão Carnavalesco Bela Época. O bloco surgiu com a intenção de manter viva a tradição dos antigos carnavais. Concentração: Sogiza (Associação Amigos do Jardim Adalgiza) – Avenida Radialista Manoel da Nóbrega, 815
-25/2, das 16h às 20h – Bloco de Carnaval Osaskaalho – Concentração: Avenida Brasil, s/nº – Rochdale (Parque Nelson Vilha Dias)
-29/2, das 13h às 19h – Bateria de Ouro 18k – O bloco integra um projeto social, que inspira e ensina crianças, jovens e adultos a praticarem instrumentos de percussão, e conta com um grupo de ritmistas com 30 componentes. Concentração-Encerramento: Praça Antônio Viana de Oliveira (altura do nº 567 da Avenida General Florêncio).

Ibiúna

*Vargem Grande Paulista não divulgou se haverá festa. Itapevi respondeu que não fará carnaval.