Vai jogar eletrônicos no lixo? Cooperativa de Cotia aceita material para reciclar

Uma cena muito comum tem se tornado em Cotia. Aparelhos de TV, som e computadores jogados no meio do mato ou na beira de ruas e estradas são frequentes e, além de causar uma imagem impactante, contamina o meio ambiente de nossa cidade.

Jogar este tipo de lixo é crime ambiental e dá cadeia. Mas, em Cotia há uma cooperativa de reciclagem que aproveita esses materiais para reaproveitar algumas peças e vendê-las à indústrias.

Há cerca de dois anos os cooperados da Coopernova fizeram curso na USP para aprender a trabalhar com o material.

A Coopernova Cotia, única cooperativa de reciclagem de lixo na cidade, tem usado aparelhos de TV e computadores sem uso para complementar a renda. Os catadores fizeram o curso em parceria com o Laboratório de Sustentabilidade da Poli, para aprender a trabalhar com os eletroeletrônicos.

A Coopernova está há mais de 10 anos reciclando o lixo de Cotia, em um trabalho que envolve pessoas da comunidade, que com o dinheiro arrecadado, sustentam suas famílias.

A matéria prima ainda é pequena, porque são poucas doações. Quem quiser fazer a doação, pode levar os objetos na cooperativa, que fica na Rua Pátria, 120, Jardim Nova Cotia. Outro ponto de doação é no Supermercado Pedrosão, no centro de Cotia.

Dependendo da quantidade, a cooperativa retira em casa. Telefone: 4243-1810