Vagão de trem vira restaurante e atrai motoristas em rodovia de Piedade

Idealizado por artista plástico, projeto visa oferecer ‘viagem’ aos clientes.

Quem passa pela rodovia SP-79, em Piedade, nem sempre sabe, mas o vagão Pullman da antiga Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa) estacionado na altura do km 121 retrata, além da estação de trem, uma das paixões que o artista plástico gaúcho Paulo de Andrade (1935-2008) transformou em restaurante antes de morrer há quase 20 anos.

foto_1_EazOMbRA filha dele, a jornalista Tammy de Andrade, de 38 anos, explica que o pai, nascido em Santa Maria (RS), era um aficionado por ferrovias e para ele, adquirir o vagão foi como concretizar um sonho.

“Meu pai nasceu em Santa Maria (RS), cresceu vendo trem. Era apaixonado por eles, sempre sonhou em fazer algo com um vagão. Coincidiu de ele comprar o item em um leilão da Fepasa depois de uma longa negociação. O trem veio todo depenado. Ele fez um trabalho artístico”, afirma.

De acordo com Tammy, após adquirir o vagão, o pai comprou trilhos e criou, depois de adquirir o sítio, o que seria o diferencial de seu restaurante: a ideia de almoçar em meio a uma “viagem no tempo”. “O espaço tem uma decoração mais clássica, lembra os vagões antigos. É como se fosse uma maneira de voltar no tempo”, destaca.

Apesar de a família não ter tradição com esse tipo de comércio, é ela, os irmãos, Théo e Christiano, e a mãe, Kiniko Mizuno, quem mantiveram o negócio mesmo após a morte do patriarca da família em 2008. “Eu sempre vi o restaurante sendo tocado pelo meu pai. Quando ele morreu, todos começaram a atuar no restaurante. Continuamos tocando o trem”, diz.

O vagão é decorado com mesas ao lado das janelas do compartimento com clima vintage. “Param vários motoristas que estão seguindo para o Sul do País e queremos proporcionar uma hora de lazer, além de apenas comida. Muitos voltam”, destaca. Do lado de fora das instalações há playground e também um jardim.

Por Amanda Campos – G1