Vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada até dia 14

O Ministério da Saúde prorrogou até 14 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo.
Pelos dados preliminares, a média de vacinação está em 88%. Em apenas sete estados a meta de vacinar pelo menos 95% do público-alvo foi atingida.

Estados e municípios que não atingiram a meta devem manter a campanha por mais 15 dias. Devem ser vacinadas contra a poliomielite o sarampo crianças de 1 ano a 4 anos e 11 meses.

Até o momento, mais de 1,3 milhão de crianças não recebeu o reforço dessas vacinas. A recomendação é que estados e municípios façam busca ativa para garantir que o público-alvo da campanha seja vacinado.

Cotia atinge meta

De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Cotia nesta segunda-feira (3), o município atingiu a meta de cobertura de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo, no sábado (1/09). Crianças de 12 meses a 5 anos receberam as doses das vacinas contra as doenças.

Os números da secretaria mostram que 95,68% do público-alvo da campanha foi vacinado contra a poliomielite (paralisia infantil) e 95,24%, contra o sarampo. “A meta era chegarmos a 95% das crianças vacinadas. Fechamos este balanço satisfeitos com o resultado”, disse Magno Sauter, secretário de Saúde. Ele reforçou, no entanto, que apesar da resposta à campanha, os pais das crianças menores, com idade de 12 meses, não compareceram em sua totalidade com os filhos no posto de vacinação.
“Pouco mais de 65% das crianças com um ano foram vacinadas. Fica o alerta e apelo para que os responsáveis levem estas crianças na unidade de saúde mais próxima para receber as vacinas”, completou Magno.