Vacina contra coronavírus por spray nasal está sendo desenvolvida pela USP

Uma vacina por spray nasal contra o coronavírus está sendo desenvolvida pela USP – Universidade de São Paulo. Segundo a instituição, a vacina já foi testada em camundongos contra a hepatite B.

A substância da vacina é composta por uma proteína do novo coronavírus dentro de uma nanopartícula. A vacina é aplicada em forma de spray nas narinas do indivíduo. De acordo com a equipe da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, o objetivo é que o organismo do paciente produza a IgA Secretoram, um tipo de anticorpo presente na saliva, na lágrima, no colostro, no trato respiratório, no intestino e no útero, potente para atuar contra o vírus.

A substância pode permanecer na mucosa nasal por até quatro horas, período necessário para ser absorvida e emitir uma resposta do sistema imunológico. Quatro doses da vacina serão necessárias para a imunização, segundo a USP.

De acordo com os pesquisadores, o protótipo deve ser finalizado em cerca de três meses, podendo ser testado em animais. Além disso, a estimativa é que o produto seja repassado ao público por R$ 100.

A vacina está sendo realizada por virologistas e imunologistas do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, especialistas em nanotecnologia do Instituto de Química da USP, pesquisadores da Plataforma Científica Pasteur-USP, e da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas.

Da Gazeta de SP