Última semana de vacinação contra gripe e sarampo em Cotia e região para grupos prioritários

Termina na sexta-feira (24) a campanha de vacinação contra gripe e sarampo para os grupos prioritários. A campanha havia sido prorrogada no início do mês com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais para as duas doenças.

Os grupos prioritários para a vacinação da gripe são os idosos acima de 60 anos de idade; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; integrantes das forças de segurança, de salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários.

A partir do dia 25 de junho os estados e municípios poderão ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade, enquanto tiverem doses disponíveis.

Sarampo
O Ministério da Saúde ressalta que a imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e as doses ficam disponíveis durante todo o ano. É utilizada a vacina tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola.

Pelo calendário, a vacina deve ser aplicada nos bebês ao completarem 1 ano e reforço entre 4 e 6 anos. Também se recomenda a aplicação de uma dose entre os 30 anos e 50 anos, em pessoas não vacinadas na infância ou juventude.