Última farmácia tradicional de Cotia encerra suas atividades

Chegou ao fim na semana passada uma história de décadas de atendimento e dedicação à população de Cotia. A Cotifarma encerrou suas atividades após 43 anos de existência. Ela foi inaugurada em março de 1979, pelo Sr. Osvaldo Figaro Filho, que veio do interior de São Paulo com 25 anos, oriundo de Bebedouro, onde já trabalhava com farmácia

Osvaldo veio para Cotia, onde trabalhou por cerca de 10 anos em outra farmácia tradicional na cidade, do Sr. Aurélio Velho. Depois, em sociedade com outro empresário do ramo, o Noé, montou a farmácia no centro de Cotia.

A Cotifarma, que ficava na Rua Senador Feijó é a última das farmácias antigas, tradicionais de Cotia. Quem tem mais de 40 anos se lembra das outras, como a Santa Maria, do Dr. Waldemar Albano, no início da Senador Feijó, que hoje se transformou em farmácia de rede.

A do Sr. Aurélio, que teve dois endereços no Centro de Cotia e ficou por muitas décadas na Avenida Nossa Senhora de Fátima, onde hoje tem um McDonald’s. Outra tradicional era na Praça Joaquim Nunes, onde o “Tio” Rachid Name atendia a todos com muito carinho. Não podemos esquecer da Banufra, do Noé, ali no Bairro do Portão, na beira do Km 32 da Raposo Tavares.

Muitas histórias a serem contadas. Muitas lembranças que ficarão na memória do cotiano.

Um dos motivos para o fim das farmácias tradicionais foi a chegada das redes em Cotia. Aliás, é o tipo de comércio que mais tem aberto novos pontos na cidade. O número de farmácias é muito grande e, só na região do Centro, são quase 15.

No local da Cotifarma será aberta uma loja com produtos populares, bugigangas e artigos chineses.