Uber já está em funcionamento em Ibiúna e causa polêmica

O polêmico aplicativo para viagens Uber já está disponível para usuários em Ibiúna. Assim que entrou em operação, ainda em fase de testes, o dispositivo recebeu o cadastramento de diversos motoristas e irá pertencer a região metropolitana de Sorocaba.

Entretanto, representantes dos taxistas ibiunenses já argumentaram que irão entrar com medidas administrativas e judiciais para que o serviço deixe de funcionar na cidade, uma vez que ainda não é regulamentado através de Lei Municipal. “É uma concorrência desleal, pois nós taxistas pagamos diversos impostos – que inclusive foi reajustado recentemente, temos que ter curso, estar com a documentação do veículo em dia, enfim, uma série de regras para oferecer total segurança e conforto aos passageiros. Agora com esse aplicativo, além de muitas vezes não compensar nem para o motorista, os usuários podem estar em risco por não se ter uma lei que regulamente e exija que sejam seguidas normas de segurança”, protestou um taxista que preferiu não se identificar.

O Uber está presente em mais de cem cidades do Brasil, com a missão de oferecer uma alternativa confiável de mobilidade para a população. São mais de 600 mil motoristas parceiros.

O que é Uber?

O app da Uber conecta você a um motorista particular quando você quiser, onde quer que você esteja.

Quanto custa?

O preço de viagens pela Uber em varia de acordo com a distância e o tempo. Outros itens também entram no cálculo. Mas sempre que o usuário solicita uma viagem, o app mostra o preço que ele irá pagar ao final, sem surpresas. Ao final de cada viagem, os usuários recebem um recibo com o descritivo dos itens que fazem parte do valor final. É possível estimar o valor das viagens no site da Uber.

Como chamar um Uber?

Para chamar um carro, você precisa apenas baixar o app em seu celular, criar uma conta e pronto. Aí é só abrir o app e apontar no mapa ou escrever o endereço de onde você quer ir. O aplicativo pode ser baixado nos sistemas Android ou Apple.

Como se cadastrar como motorista?

Os interessados podem dirigir seus próprios carros, um carro de outra pessoa, ou mesmo um veículo alugado.

Para se cadastrar, acesse o site e faça o cadastro. Você vai precisar de:

A CNH com observação EAR (Exerce Atividade Remunerada). Para conseguir essa observação, basta procurar o Detran
O CRLV do veículo. Atente para as exigências do serviço.

Por Tiago Albertim – Jornal do Povo