Uber divulga listas dos itens mais esquecidos em viagens

Dentadura, ninho de passarinho, celular e grilo são alguns dos objetos que a empresa identificou

Sabe aquela sensação de que você está esquecendo de alguma coisa? Para os usuários da Uber, esquecer algo dentro dos veículos dos motoristas parceiros do app é bem mais comum do que se imagina. Durante os últimos 12 meses, a empresa catalogou os objetos deixados em veículos que faziam viagens pelo app, no Brasil.

O campeão do ranking continua sendo aquele que virou o companheiro inseparável de todo o mundo: o celular. Itens como mochilas/malas, chaves, óculos e roupas vêm logo atrás, como os itens mais esquecidos após viagens com o aplicativo.

Objetos pessoais, como maquiagens e necessaires, também são bem comuns de serem abandonados, assim como sapatinhos de bebê e brinquedos. Certos usuários se superam na falta da memória: deixaram dentaduras, aparelhos auditivos e até mesmo uma prótese de umbigo! Alguns até parecem proposital, como aquele que perdeu algumas multas de trânsito – quem nunca?

E quem diria que Brasília seria a cidade que mais esqueceu objetos no país e 18ª no ranking mundial da empresa? Além da capital federal, cidades como Rio Branco, Montes Claros e Petrolina lideram o pódio no Brasil, e as 22ª, 24ª e 26ª cabeças de vento do mundo.

Uma festa sábado à noite? Cuidado para não deixar bolos e presentes pra trás, pois estes são os objetos mais esquecidos neste dia da semana. Além disso, domingos e segundas-feiras são os dias mais comuns para os desmemoriados deixarem coolers, já às quintas e sextas-feiras, são as malas. E nas terças, na hora de entrar em casa, cheque se o controle está em mãos! Este foi o item campeão de esquecimento na data.

Garrafas de bebida e marmitas também aparecem com frequência. Outros itens, como tabaca de berimbau e capas de instrumentos musicais, marcam presença, junto com camisas de futebol e raquete de tênis.

“Durante o ano passado, vimos milhões de pessoas em todo o mundo utilizarem o Uber, o que significa que uma variedade de itens é deixada para trás. Enquanto telefones, carteiras e chaves perdidos não são uma surpresa, ficamos felizes em ajudar a devolver alguns dos itens mais inusitados – como uma nadadeira – que refletem a singularidade de nossos usuários “, afirma Dan Brubaker, líder de itens perdidos da Uber.

Confira abaixo os rankings completos:

Itens mais esquecidos em Ubers

Top 5:
Celular
Mochilas/Malas/Bolsas/Carteiras
Chaves
Óculos
Roupas

Itens mais incomuns esquecidos em Ubers

Dentadura
Aparelho auditivo
Prótese de umbigo
Gaiola de passarinho
Papagaio
Rolo de pizza
Maquete
Baqueta de madeira de uma zabumba
Saco de bambole
500 docinhos de festa
Ressonância magnética
Patinete
Churros
Filtro de aspirador de pó
Pratos de bateria
30 ovos
Cachimbo
Sanfona
Cilindros de gás
Trompete
Torneira
Medidor de glicose
Esguicho de mangueira de incêndio
Saco de bolinhas para piscina de bolinhas
Diploma escolar
Varinha
Cinta para coluna
Acessórios de casamento
Raquete para matar mosquito
Placas de isopor
Pasta com provas
Binóculo
Nadadeira
Caderneta de vacina
Rodas de cadeira de rodas
Engrenagem de moto
Bolo fake de 5 andares de casamento

Itens de criança mais esquecidos em Ubers

Sapato de crianças
Bonecas e bichos de pelúcia
Cadeira de bebê
Carrinho de bebê
Chupeta
Mamadeira
Enxoval
Andador de bebê
Mordedor

Itens tecnológicos mais esquecidos em Ubers

Celular
Câmera
Caixa de som
Notebooks
Carregador de celular
Videogame
Acessórios de televisão
Pendrive
Acessórios de computadores
HD externo

Itens esportivos mais esquecidos em Ubers

Camisetas de times de futebol
Raquete de tênis
Luvas de boxe
Tênis
Skate
Bicicleta e acessórios
Barraca de camping
Boné
Bola
Roupas esportivas

Top 10 cidades mais esquecidas do Brasil:

Brasília
Rio Branco
Montes Claros
Petrolina
São Luís
Goiânia
Porto Velho
Imperatriz
Ipatinga
Cuiabá

Os itens mais esquecidos em cada dia da semana:

Segunda-feira: coolers
Terça-feira: controles de portão
Quarta-feira: livros
Quinta-feira: malas
Sexta-feira: malas
Sábado: bolos e presentes de aniversário
Domingo: coolers

COMO RECUPERAR UM ITEM

Para encontrar um item esquecido em uma viagem, a melhor forma é entrar em contato diretamente com o motorista, por telefone, usando o próprio aplicativo assim que perceber que esqueceu o objeto.

Se o usuário deixar seu próprio telefone em um Uber, pode acessar sua conta em um computador. Importante frisar que, de forma a reconhecer todo o esforço que os motoristas parceiros fazem para devolver um item aos seus usuários, a empresa requer uma taxa de devolução sempre que um usuário quiser a devolução de um item esquecido. Veja o que fazer:

Se estiver com o celular, abra o menu tocando no ícone superior à esquerda, toque em “Suas Viagens” e selecione a que você deixou algo
Toque em “Itens perdidos”
Toque em “Entrar em contato com meu motorista sobre um item perdido”
Role para baixo, digite o número de telefone que você gostaria de ser contatado e clique em enviar.
Se o item perdido foi justamente seu telefone pessoal, acesse o site uber.com/ajuda e faça o login em sua conta. No menu “Problemas com uma viagem específica e reembolsos” clique em “Itens Perdidos”, depois em “Entrar em contato com o motorista sobre um objeto perdido” e digite o número de telefone de um amigo.
Seu telefone tocará e conectará você diretamente ao número do celular do seu motorista.
Se o seu motorista atender e confirmar que seu item foi encontrado, combine um horário e local convenientes para ambos para recuperá-lo.
Se o motorista não atender, deixe um um recado na caixa postal descrevendo o item e informações de contato para que o motorista possa contatá-lo facilmente

Caso o usuário não consiga contato ou combinar a devolução com o seu motorista em até 24 horas após a sua viagem, importante que ele fale diretamente com a Uber, que tentará entrar em contato com o motorista. Para isso, ele deve repetir os procedimentos acima até entrar no menu “Itens Perdidos” e depois clicar em “Entrar em contato com a Uber sobre um item perdido”