TSE defere candidatura de Ney Santos em Embu e põe ponto final em polêmica

O TSE – Tribunal Superior Eleitoral deferiu a candidatura do prefeito eleito em Embu das Artes, Claudinei Alves dos Santos, mais conhecido como Ney Santos, do PRB – Partido Republicado Brasileiro.

O político, que venceu as eleições em 2 de outubro, com 64.828 votos, o que corresponde a 79,45% dos votos válidos, respondia a um processo por suposta compra de votos nas eleições de 2012.

Segundo o TSE, não foi comprovada as supostas compras de votos na época e portanto, Ney Santos poderá assumir normalmente a prefeitura no dia 1º de janeiro de 2017.

Em julho de 2013, a Justiça Eleitoral de Embu das Artes decidiu cassar o diploma de Santos, na época do partido (PSC), após investigações que apontaram compra de votos durante a campanha eleitoral de 2012. No ano, Ney Santos foi o vereador mais votado da região com 8.026 votos.

Segundo a decisão do TRE- Tribunal Regional Eleitoral, assinada pelo juiz Gustavo Sauaia Romero Fernandes, de 12 de agosto a 02 de setembro de 2012, foram realizados diversos eventos com serviços médicos  gratuitos promovendo o vereador através da ONG ‘Vida Feliz’.

A investigação do TRE apontavam que nos eventos denominados ‘Carreata do Projeto Saúde’ eram disponibilizados exames médicos e cortes de cabelo em uma carreta móvel e que no local havia faixas com a inscrição ‘Apoio Ney Santos’ e que no próprio site oficial do candidato era citado o evento através de fotos e reportagens.

Da Gazeta de São Paulo